Abstract:
O trabalho de pesquisa analisa a centralidade terciária emergente na Avenida Fernando Osório, Pelotas, RS, caracterizada como uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. Este local é promissor à expansão da malha urbana pelotense devido a sua estrutura e áreas favoráveis a instalação de estabelecimentos do setor terciário que necessitam de grande superfície. Como por exemplo, o caso do indicativo utilizado nesta pesquisa: os estabelecimentos concessionários de veículos automotores. Estes atuam como apontador do crescimento e configuração da rede urbana de influência, exercida por Pelotas na Aglomeração Urbana do Sul, como polo terciário do extremo Sul. As concepções de centralidade e rede urbana, de difusão no meio geográfico, refletem na ampliação da malha urbana pelotense, sendo alvo de dinâmico e complexo processo de transformação. Portanto, esta pesquisa explana os conceitos e sua relação de importância na constituição dessa estrutura de rede em áreas urbanas. O crescimento da cidade, tanto demograficamente, quanto em área física, motivou o desenvolvimento de uma reestruturação da organização espacial terciária que aponta para uma ocupação urbana centro-periferia com o surgimento de novas centralidades, vias e fluxos que comportam o crescimento e acessibilidade urbanos. Esta investigação possui caráter quantitativo, de composição e organização, com indicativo da rede de influência tecida pela comercialização das concessionárias e sua distribuição que abastece a AUSul, como recorte espacial de referência do cenário local para este estudo.
The research analyzes the emerging tertiary centrality on Avenue Fernando Osório, Pelotas, characterized as one of the main access roads to the city center. That place is promising to the expansion of Pelotas urban area due to its structure and areas favorable to the installation establishments in the tertiary sector that require large surface. For instance, the situation of the indicator used in this study: the establishments dealers of motor vehicles. These act as growth indicators and configuration of the urban network of influence exercised by Pelotas in South Urban Agglomeration as tertiary pole of the extreme south. The conceptions of centrality and urban network, widespread the geographical environment, reflected in the expansion of Pelotas urban area, the target of dynamic and complex process of transformation. Therefore, this research explains the concepts and its importance in the formation of this network structure in urban areas. The growth of the city, both demographically, as in physical area, motivated the development of a restructuring of tertiary spatial organization that points to a center-periphery urban settlement with the emergence of new centers, routes and flows that carry the growth and urban accessibility. This research has quantitative character, of composition and organization, with indication the influence network made up by reselling and distribution of car dealerships that supplies the AUSul, spatial area reference of the local scenery for this study.