Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Susana Maria Veleda da
dc.contributor.author Nunes, Diego Miranda
dc.date.accessioned 2020-04-23T17:40:54Z
dc.date.available 2020-04-23T17:40:54Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation NUNES, Diego Miranda. A produção das masculinidades e socioespacialidades de homens que buscam parceiros do mesmo sexo no aplicativo Tinder em Rio Grande-RS. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8653
dc.description.abstract O estudo em questão versa sobre a produção das masculinidades e socioespacialidades produzidas por homens que buscam parceiros do mesmo sexo no Aplicativo Tinder no município do Rio Grande - RS. Compreendemos que existem múltiplas masculinidades, consequentemente variadas corporeidades. Assim, buscamos investigar as masculinidades, as corporeidades e as socioespacialidades produzidas no espaço virtual do Tinder. Os sujeitos imersos no App produzem territorialidades, assim, oportunizam espacialidades diversas a partir do virtual. Partimos de uma perspectiva metodológica pensada nos sujeitos e no referencial escolhido. Sendo assim, nos apropriamos de áreas como a educação, a tecnologia, a antropologia, a Sociologia e a Geografia para construir o referencial teórico. As etapas metodológicas consistiram numa revisão bibliográfica, na imersão do pesquisador no App, na elaboração de um questionário semiestruturado online, aplicado a 154 homens que se encontravam num raio de 31 km, a partir da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nas entrevistas em profundidade com cinco homens que se encontravam no Tinder. Por fim, nos apropriamos da Análise do Discurso da Escola Francesa de Michel Pêcheux para analisar os discursos dos sujeitos. Com isso, aferimos, a partir do referencial teórico-metodológico que o espaço do Aplicativo Tinder produz masculinidades, e estas estão ligadas a atributos iguais aos dos espaços físicos, como fortes, não afeminados e magros. E o corpo é um destes que está atravessado nesta produção, sendo os mais procurados àqueles corpos magros, sarados e em forma. Assim, este passa a ser um dispositivo de atração e desejo. Com isso, as espacialidades produzidas no/pelo Tinder convergem para um território de práticas afetivo ou sexuais de sujeitos criativos/táticos. pt_BR
dc.description.abstract The present study approaches the production of masculinities and socio-spatialities created by men seeking same-sex partners on Tinder in Rio Grande, Rio Grande do Sul. It is our understanding that there are multiple masculinities and, as a result, different corporeities.Therefore, we aim to investigate such corporeities and socio-spacialities on Tinders virtual space. The individuals who use the app create territorialities and, because of that, generate diverse spatialities originated on the virtual realm. The methodological approach used on this study is focused on the individuals studied and also on selected works of multiple fields of knowledge. That said, we studied fields such as education, technology, anthropology, sociology and geography to build the body of knowledge of this study. In terms of methodology, the study consisted of a literature review, the experiences of the researcher on the app itself and producing an online semi-structured questionnaire answered by 154 men located in a 31 km radius centered on Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Five in-depth interviews were performed with men who at the time used the app. Finally, we analyzed the subjects discourses based on Michel Pêcheux Discourse Analysis work. Based on the mentioned theoretical work, we were able to infer that the space of Tinder produces masculinities and that their attributes are the same as the ones considered important for masculinities in physical spaces, such as being strong, not effeminate and slim. The body is an agent of spatiality production, and the most coveted ones were those of slim, muscular and fit men. Thus, the body becomes a device of attractiveness and desire. That being the case, the spatialities produced on/by Tinder converge to form a territory of affective or sexual practices made by creative/ingenious individuals. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Masculinidades pt_BR
dc.subject Corporeidades pt_BR
dc.subject Espacialidades pt_BR
dc.subject Aplicativo tinder pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Masculinities pt_BR
dc.subject Corporeities pt_BR
dc.subject Spatialties pt_BR
dc.subject Tinder app pt_BR
dc.title A produção das masculinidades e socioespacialidades de homens que buscam parceiros do mesmo sexo no aplicativo Tinder em Rio Grande-RS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Show simple item record