Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Claudio Renato Moraes da
dc.contributor.author Palmeira, Julia
dc.date.accessioned 2020-04-29T18:36:05Z
dc.date.available 2020-04-29T18:36:05Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation PALMEIRA, Julia. Visitando trabalhos na temática Biblioterapia desenvolvidos na Biblioteconomia da Universidade Federal de Rio Grande – FURG: uma prática em Ribeirão Preto, São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8666
dc.description.abstract Esta monografia abordou a Biblioterapia Desenvolvimental, entre tantas outras vertentes, por dizer respeito apenas aos bibliotecários, tendo como objetivo propor e desenvolver uma prática de Biblioterapia Desenvolvimental a partir do Clube de Leitura com estudantes do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, da cidade de Ribeirão Preto, SP, a fim de investigar se essa prática inserida através da atividade clube de leitura é eficaz no que se propõe enquanto atividade e enquanto o profissional mediador da leitura, desmistificando de vez o papel do Bibliotecário nessa vertente de atuação. Para este estudo utilizou-se o método da observação participante, caracterizando a pesquisa como pesquisa-ação. O clube de leitura foi realizado em dois dias, 01 e 08 de outubro, contando com a participação de 12 alunos entre 11 e 12 anos de idade, sendo frequentes no 7° ano do colégio, com encontros que tiveram duração de 50min e 1h. Observou-se que a participação dos alunos e a atuação da bibliotecária como mediadora da leitura atingiram as expectativas, podendo concluir que o bibliotecário pode sim atuar como mediador de leitura na Biblioterapia Desenvolvimental, desde que haja um preparo deste antes e ele respeite os limites da sua atuação. pt_BR
dc.description.abstract This monograph approached Developmental Bibliotherapy, among many other aspects, as it concerns only librarians, aiming to propose and develop a practice of Developmental Bibliotherapy from the Reading Club with students from the Nossa Senhora Auxiliadora School, in Ribeirão Preto, SP, Brazil. In order to investigate whether this practice inserted through the reading club activity is effective in what it proposes as an activity and as the professional reading mediator, demystifying the role of the Librarian in this area of action.For this study the participant observation method was used, characterizing the research as action research. Reading Club was carried out in two days, 01 and 08 of october of 2019, involving 12 students aged 11 to 12, attending in seventh grade at the school, with meetings which lasted for from 50 minutes to 1 hour. It was revealed that participation of students and the actions of librarian as a reading mediator met expectations, concluing that the librarian can perform as reading mediator in the Developmental Bibliotherapy, provided that occur a preparation before and readind mediator respecting the limits of your performs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioterapia Desenvolvimental pt_BR
dc.subject Mediador de Leitura pt_BR
dc.subject Clube de Leitura pt_BR
dc.subject Developmental Bibliotherapy pt_BR
dc.subject Reading Mediator pt_BR
dc.subject Reading Club pt_BR
dc.title Visitando trabalhos na temática Biblioterapia desenvolvidos na Biblioteconomia da Universidade Federal de Rio Grande – FURG: uma prática em Ribeirão Preto, São Paulo pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record