Abstract:
O presente trabalho busca discutir questões relativas à educação histórica e o seu diálogo com a História local. Através do uso da metodologia da História Oral, nos apropriamos das narrativas de educadores e educandos para compreender o processo de formação da Consciência Histórica e sua relação com a identidade. A presente proposta de dissertação leva em conta as entrevistas realizadas com a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Admar Corrêa inserida no Bairro Santa Tereza do Município do Rio Grande, por tratar-se de investigação pertinentes aos conteúdos abordados nos anos iniciais esta comunidade foi restringida ao 3º, 4º e 5º ano da referida escola.
This paper discusses issues related to historical education and its dialogue with the local history. Through the use of the methodology of Oral History, we appropriate the narratives of teachers and students to understand the process of formation of the historical consciousness and its relationship to identity. This dissertation proposal takes into account the interviews with the school community Municipal Elementary School Admar Corrêa inserted in the neighborhood Santa Tereza , because it is relevant research to the content covered in the initial years this community has been restricted to 3, 4 and 5th year of that school.