dc.description.abstract |
A aprendizagem matemática tem sido destaque de inúmeras pesquisas, contudo o desinteresse dos estudantes é um dos temas abordado por elas. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais atrativas utilizando, por exemplo, situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma alternativa e prática. Essa oficina está sendo desenvolvida por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática, em uma parceria entre a Universidade e uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Rio Grande - RS com o fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes de uma turma de vinte e cinco estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos por meio de um custo financeiro acessível para que os professores da rede pública possam aplicá-las em sala de aula. Para facilitar a visualização das funções trigonométricas foram propostos aos discentes a confecção do ciclo trigonométrico, utilização do bingo da trigonometria, problemas contextualizados e a construção de um “teodolito”, sendo esse utilizado para calcular medidas e alturas. A elaboração desses materiais possibilita uma prática pedagógica que instiga a curiosidade, a compreensão e o raciocínio lógico, superando a concepção baseada nas repetições e memorizações, em vistas a um processo de formação que contemple a construção conhecimento científico significativo dos aprendizes. |
pt_BR |