dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Jussemar Weiss |
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dc.contributor.author |
Silva, Lisiana Lawson Terra da |
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dc.date.accessioned |
2020-05-18T20:06:30Z |
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dc.date.available |
2020-05-18T20:06:30Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Lisiana Lawson Terra da. A fabricação androcêntrica do feminino : a construção das relações de gênero como processo educativo na tragédia Agamêmnon de Ésquilo. 2017. 138 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8725 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação visa estudar como a sociedade ateniense do século V articulava social e politicamente, a elaboração de um modelo do feminino que era expresso através de uma visão masculina sobre as mulheres e como isso era discutido através da tragédia. E como, a partir disso, esta sociedade constituiu uma configuração específica de ser homem e mulher através de um processo educativo, isto é, o ponto de vista masculino sobre o feminino através das tragédias produz um condicionante formativo. Notamos que este processo transparece nas obras de tragediógrafos gregos do século V que construíram com seus dramas uma compreensão do feminino, mediante a criação de um modelo de formação. Para tanto escolhemos a peça Agamêmnon de Ésquilo como objeto de estudo, pois entendemos que a mesma através de dois personagens, a rainha Clitemnestra e o coro formado pelos anciãos da cidade de Argos protagonizam diálogos que atestam a preocupação da sociedade políade com a formação do cidadão a partir do convívio isonômico. Sendo a pólis grega uma sociedade cujo gênero da soberania é o masculino nota-se uma constante presença do feminino nas tragédias, mas isto não representa nenhuma contradição, pois o que se observa é que essa exposição segue, a nosso ver, uma lógica formativa, isto é, educar o olhar masculino na percepção de uma determinada criação do feminino que reproduza, não apenas, um lugar para a mulher na pólis, como também condiciona o próprio olhar masculino sobre a mulher. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação visa estudar como a sociedade ateniense do século V articulava social e politicamente, a elaboração de um modelo do feminino que era expresso através de uma visão masculina sobre as mulheres e como isso era discutido através da tragédia. E como, a partir disso, esta sociedade constituiu uma configuração específica de ser homem e mulher através de um processo educativo, isto é, o ponto de vista masculino sobre o feminino através das tragédias produz um condicionante formativo. Notamos que este processo transparece nas obras de tragediógrafos gregos do século V que construíram com seus dramas uma compreensão do feminino, mediante a criação de um modelo de formação. Para tanto escolhemos a peça Agamêmnon de Ésquilo como objeto de estudo, pois entendemos que a mesma através de dois personagens, a rainha Clitemnestra e o coro formado pelos anciãos da cidade de Argos protagonizam diálogos que atestam a preocupação da sociedade políade com a formação do cidadão a partir do convívio isonômico. Sendo a pólis grega uma sociedade cujo gênero da soberania é o masculino nota-se uma constante presença do feminino nas tragédias, mas isto não representa nenhuma contradição, pois o que se observa é que essa exposição segue, a nosso ver, uma lógica formativa, isto é, educar o olhar masculino na percepção de uma determinada criação do feminino que reproduza, não apenas, um lugar para a mulher na pólis, como também condiciona o próprio olhar masculino sobre a mulher. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Tragédia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Pólis |
pt_BR |
dc.subject |
Isonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Tragedy |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Isonomy |
pt_BR |
dc.title |
A fabricação androcêntrica do feminino : a construção das relações de gênero como processo educativo na tragédia Agamêmnon de Ésquilo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |