Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, Jussemar Weiss
dc.contributor.author Silva, Lisiana Lawson Terra da
dc.date.accessioned 2020-05-18T20:06:30Z
dc.date.available 2020-05-18T20:06:30Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SILVA, Lisiana Lawson Terra da. A fabricação androcêntrica do feminino : a construção das relações de gênero como processo educativo na tragédia Agamêmnon de Ésquilo. 2017. 138 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8725
dc.description.abstract Esta dissertação visa estudar como a sociedade ateniense do século V articulava social e politicamente, a elaboração de um modelo do feminino que era expresso através de uma visão masculina sobre as mulheres e como isso era discutido através da tragédia. E como, a partir disso, esta sociedade constituiu uma configuração específica de ser homem e mulher através de um processo educativo, isto é, o ponto de vista masculino sobre o feminino através das tragédias produz um condicionante formativo. Notamos que este processo transparece nas obras de tragediógrafos gregos do século V que construíram com seus dramas uma compreensão do feminino, mediante a criação de um modelo de formação. Para tanto escolhemos a peça Agamêmnon de Ésquilo como objeto de estudo, pois entendemos que a mesma através de dois personagens, a rainha Clitemnestra e o coro formado pelos anciãos da cidade de Argos protagonizam diálogos que atestam a preocupação da sociedade políade com a formação do cidadão a partir do convívio isonômico. Sendo a pólis grega uma sociedade cujo gênero da soberania é o masculino nota-se uma constante presença do feminino nas tragédias, mas isto não representa nenhuma contradição, pois o que se observa é que essa exposição segue, a nosso ver, uma lógica formativa, isto é, educar o olhar masculino na percepção de uma determinada criação do feminino que reproduza, não apenas, um lugar para a mulher na pólis, como também condiciona o próprio olhar masculino sobre a mulher. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação visa estudar como a sociedade ateniense do século V articulava social e politicamente, a elaboração de um modelo do feminino que era expresso através de uma visão masculina sobre as mulheres e como isso era discutido através da tragédia. E como, a partir disso, esta sociedade constituiu uma configuração específica de ser homem e mulher através de um processo educativo, isto é, o ponto de vista masculino sobre o feminino através das tragédias produz um condicionante formativo. Notamos que este processo transparece nas obras de tragediógrafos gregos do século V que construíram com seus dramas uma compreensão do feminino, mediante a criação de um modelo de formação. Para tanto escolhemos a peça Agamêmnon de Ésquilo como objeto de estudo, pois entendemos que a mesma através de dois personagens, a rainha Clitemnestra e o coro formado pelos anciãos da cidade de Argos protagonizam diálogos que atestam a preocupação da sociedade políade com a formação do cidadão a partir do convívio isonômico. Sendo a pólis grega uma sociedade cujo gênero da soberania é o masculino nota-se uma constante presença do feminino nas tragédias, mas isto não representa nenhuma contradição, pois o que se observa é que essa exposição segue, a nosso ver, uma lógica formativa, isto é, educar o olhar masculino na percepção de uma determinada criação do feminino que reproduza, não apenas, um lugar para a mulher na pólis, como também condiciona o próprio olhar masculino sobre a mulher. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Tragédia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Pólis pt_BR
dc.subject Isonomia pt_BR
dc.subject Tragedy pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Isonomy pt_BR
dc.title A fabricação androcêntrica do feminino : a construção das relações de gênero como processo educativo na tragédia Agamêmnon de Ésquilo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record