Abstract:
A presente investigação tem por finalidade analisar na revista Nova Escola as perspectivas sobre o professor de História. A revista Nova Escola é considerada a maior revista de educação do Brasil, direcionada a professores da rede básica de ensino. A revista desde pouco tempo de circulação já havia firmado parceria entre o Governo Federal e a sua antiga mantenedora, a Fundação Victor Civita e o Grupo Abril, para a distribuição dos exemplares em escolas públicas, hoje a revista é mantida pela Fundação Lemann. Entre os anos de 2010 a 2014, agora através de licitações, a revista era mantida nas escolas públicas. Hoje a sua aquisição é por assinaturas, mas isso não diminuiu suas tiragens. Entendemos ser relevante o estudo das mensagens veiculadas aos professores por esse grande meio de comunicação, especificadamente o discurso da revista em relação ao ensino de História e as práticas do professor de História. Utilizando a abordagem de análise de conteúdo qualitativa pesquisamos a seção História da revista para o Ensino Fundamental II (6º a 9º ano), embasados em discussões sobre mídia, mídia-educação e ensino de História. As mídias são importantes veículos culturais, por este motivo, quando elas estão relacionadas a educação é importante entender esse processo, o encontro da mídia com a educação.
The present research aims to analyze the Nova Escola magazine perspectives on the professor of History. Nova Escola magazine is one of the biggest education magazines in Brazil, aimed at teachers of the basic education. The magazine, since little time of circulation had already signed a partnership between the Federal Government and its sponsor the Victor Civitas Foundation, and the Abril Group, for the distribution of copies in public schools, the magazine is maintained today by the Lemann Foundation. Between 2010 and 2014, now through bidding, the magazine was maintained in public schools. Today its acquisition is by subscriptions, but this has not diminished its circulation. We believe that it is relevant to study the messages transmitted to teachers through this big communication media, specifically the journal discourse about the teaching of History and the professors practices. Using a qualitative approach of content analysis, we searched on the History section of the journal for elementary school II (6th to 9th grade), based on discussions about media, education-media and history teaching. The media are important cultural vehicles, for this reason, when they are related to education it is important to understand this process, when the media encounters education.