dc.contributor.advisor |
Matos, Júlia Silveira |
|
dc.contributor.author |
Xavier, Virginia da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-18T20:11:37Z |
|
dc.date.available |
2020-05-18T20:11:37Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
XAVIER, Virginia da Silva. Ensino de história e livros didáticos : diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas. 2017. 129 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8727 |
|
dc.description.abstract |
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para o ensino de História nas escolas públicas estaduais da cidade do Rio Grande. Entretanto, antes de adentrarmos propriamente a análise dos manuais do professor de História, nos deteremos no estudo e análise dos próprios editais do Plano Nacional do Livro Didático, devido ao seu caráter regulador da produção dos mesmos, assim como dos livros didáticos. Esses editais tem uma função central na elaboração do conjunto de coleções dos livros didáticos, sejam os de História ou de outras áreas do conhecimento, pois em sua estrutura apresenta condições e regras para que as coleções participem da concorrência pública a que o edital se propõe. Com vistas a atender toda essa demanda de análise, este trabalho de conclusão do mestrado foi estruturado em três capítulos. No primeiro analisamos os editais do PNLD 2012 e 2015 a fim de perceber transformações; no segundo analisaremos os manuais dos professores com um olhar voltado para os manuais responsáveis pela formação de professores e no terceiro e último capítulo apresentaremos um estudo centrado na aplicação de questionário para perceber se a utilização do manual do professor tem alguma contribuição nas aulas de História |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this course conclusion work aimed at analyzing how the current Professor of HistoryManuals which added to the textbooks of history, aimed at high school, are used by teachers for teaching history in public schools of Rio Grande. However, before we enter properly analyzing the teacher's history books, we will concentrate on the study and analysis of own edicts of the National Textbook Plan because of its regulatory character of production thereof, as well as textbooks. These edicts have a central role in preparing the set of collections of textbooks, are the History or other areas of knowledge, for in its structure presents terms and conditions for the collections to participate in the public that the bid competition is proposed. In order to meet all this demand analysis, this working conclusion of the Master has been structured into three chapters. In the first we analyze the edicts of PNLD; the second will analyze the manuals for teachers in relation to tenders and the third and final chapter will present a study focused on the daily and practical application in the lives of teachers in the classroom, the use of teacher manuals and student of history, in high school .RG001396407 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
History of education |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |