HvEduc: um sistema para criação de Hipervídeos educacionais a partir de links baseados em Metadados como apoio ao ensino híbrido

Velho, André Ricardo Theodoro

Abstract:

 
O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vem provocando significativas mudanças na sociedade. Neste contexto, o vídeo digital se destaca como uma das vertentes que mais cresce na web mundialmente. Na educação o uso de vídeos também tem se destacado e, por meio destes, a possibilidade de compartilhamento de saberes. Todavia, nem todos os vídeos digitais disponibilizados na Internet são úteis para sua utilização em processos educativos. O material que é adequado, em alguns casos, não apresenta o conteúdo com o nível de profundidade necessário, para as necessidades de aprendizagem de alunos que desconhecem o assunto, em outros casos, os vídeos são muito superficiais para os educandos que já possuem um grau razoável de conhecimento do conteúdo explorado. Dentro deste contexto, o Hipervídeo (HV), um vídeo interativo e indexado, por meio de metadados, permite que os vídeos digitais possuam interatividade similar aos hiperlinks. Desta forma, o trabalho apresenta o sistema de criação, edição e exibição de hipervídeos o HvEduc, desenvolvido e embasado no Ensino Híbrido e sua abordagem educativa. Como forma de avaliação e validação do sistema elaborado, fora realizado dois experimentos, onde, as possibilidades de ensino e aprendizagem dos hipervídeos foram exploradas. Por intermédio da avaliação técnica e pedagógica verificou-se a aderência do HvEduc nas categorias de Atividade do Aluno, Controle do Aluno, Aprendizagem Cooperativa/Colaborativa, Valor Agregado, Orientação de Objetos, Aplicabilidade, Motivação, Avaliação dos Conhecimentos Prévios, Flexibilidade e Feedback e, por meio, da análise qualitativa elencou-se as categorias: Infraestrutura, Qualidade do Vídeo e Time para os links. As contribuições deste trabalho incluem (i) definição da arquitetura de um sistema de criação, editoração e exibição de hipervídeo; (ii) validação do sistema proposto, por meio, da avaliação técnica e pedagógica do HvEduc; (iii) aprendizagem de forma autônoma, ainda que mediada pelo docente, por meio dos vídeos digitais e seus hiperlinks; (iv) experimentação da utilização de hipervídeos em sala de aula; (v) proposta de utilização do HvEduc como um plugin de ambientes virtuais de aprendizagem. Como resultados, o HvEduc possibilitou diferentes tipos de operacionalidade aos vídeos digitais educacionais. O sistema, também, realçou as potencialidades da aprendizagem por meio de hipervídeo, destacando, sua capacidade de ser um meio interativo e não linear para apresentação dos conteúdos. Ainda, os resultados demonstram que o HvEduc pode ser utilizado como uma nova metodologia de ensino, por meio, de hipervídeos, dessa forma, dando suporte ao Ensino Híbrido, bem como, um ponto de partida para a análise e melhoria dos processos já existentes.
 
The development of Information and Communication Technologies (ICT) has been causing significant changes in society. In this context, digital video stands out as one of the fastest growing on the web worldwide. In education the use of videos has also been highlighted and, through these, the possibility of sharing knowledge. However, not all digital videos made available on the Internet are useful for use in educational processes. The material that is adequate in some cases does not present the content with the level of depth needed for the learning needs of students who are unaware of the subject, in other cases the videos are very superficial for students who already have a degree Knowledge of the content being exploited. Within this context, Hypervideo (HV), an interactive and indexed video, through metadata, allows digital videos to have interactivity similar to hyperlinks. In this way, the work presents the system of creation, edition and exhibition of hypervideos the HvEduc, developed and based on Blending Learning and its educational approach. As a form of evaluation and validation of the elaborated system, two experiments were carried out, where the teaching and learning possibilities of hypervids were explored. Through the technical and pedagogical evaluation, the adherence of HvEduc to the categories of Student Activity, Student Control, Cooperative / Collaborative Learning, Value Added, Object Orientation, Applicability, Motivation, Assessment of Prior Knowledge, Flexibility and Feedback was verified. , Through the qualitative analysis, the following categories were listed: Infrastructure, Video Quality and Time for links. The contributions of this work include (i) definition of the architecture of a hypervide creation, publishing and display system; (Ii) validation of the proposed system, through the technical and pedagogical evaluation of HvEduc; (Iii) learning independently, even if mediated by the teacher, through digital videos and their hyperlinks; (Iv) experimentation of the use of hypervideos in the classroom; (V) proposal to use HvEduc as a plugin for virtual learning environments. As a result, HvEduc allowed different types of operation to digital educational videos. The system also emphasized the potential of learning through hypervideo, highlighting its ability to be an interactive and non-linear medium for the presentation of contents. In addition, the results demonstrate that HvEduc can be used as a new methodology of teaching, through hypervideos, in this way, supporting Blending Learning, as well as a starting point for the analysis and improvement of existing processes.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação