Abstract:
Esse trabalho busca introduzir nas séries finais do Ensino Fundamental, uma proposta diferenciada de ensino, segundo a qual são desenvolvidos alguns conceitos básicos de probabilidade. Para isso, são realizadas atividades envolvendo um jogo de dados popularmente conhecido como General. No decorrer do trabalho, os estudantes são naturalmente conduzidos às expansões algébricas do que é costumeiramente designado por: "Produtos Notáveis". Dessa maneira, são levados a compreender o desenvolvimento de expressões algébricas como resultado da construção de espaços amostrais de determinados eventos que são parte das regras do jogo sob análise. Essa abordagem inusitada de um tópico considerado bastante difícil dentro da matemática básica contempla: a beleza natural da presença da matemática num jogo muito divertido; uma abordagem ao desenvolvimento de produtos notáveis diferente da tradicional associação com áreas; resgata o aspecto lúdico da matemática, num assunto que normalmente é carregado de dificuldades para os estudantes. Além disso foram estabelecidas conexões com a Geometria Espacial na construção de tetraedros regulares que desempenharam o papel de dados numa simulação de jogo mais adequado à construção de conhecimentos para o estudo do jogo mais complexo: o General.
This work provides a different proposal for teaching some basic probability concepts to students attending the final years of the Elementary School. Activities envolving a dice game called General are performed. During the classes, the students work naturally with binomial expansions. This way, they are led to the understanding of algebraic expressions expansions as a result of the construction of determined events samplingspaces, which are part of the game rules. This unusual approach for a very difficult topic, inside basic mathematics, contemplates: the natural beauty of mathematics; presence in a very fun game; an approach to binomial expansions which is different from the traditional association with areas; it brings the mathematics ludic aspect in a subject considered difficult by the students. Besides that, connections to Spatial Geometry are established under the form of regular tetrahedrons that played the role of dice in a game simulation which is more appropriate to the knowledge construction for studying a more-complex game: the General.