Abstract:
O Porto do Rio Grande, localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul,
sendo último porto marítimo no Atlântico sul vive na atualidade uma nova fase de
expansão, estimulada pela retomada da indústria naval brasileira. A vinda de
investimentos portuário-industriais para o Porto do Rio Grande reflete em
mudanças na urbanidade do município onde está instalado, gerando conflitos
socioambientais. E para que haja um planejamento urbano eficaz e eficiente é
necessário entender a evolução do processo de ocupação do espaço e suas
relações sociais. A presente dissertação visa caracterizar as diferentes fases de
crescimento do Porto do Rio Grande e Distrito Industrial no período de 1970 a
2010, confrontando-as com o desenvolvimento municipal e fazendo uma
correlação com a supressão de ecossistemas nas áreas urbanas e portuárias.
Para isso foi feita uma revisão bibliográfica de caráter histórico do
desenvolvimento urbano/industrial do município do Rio Grande com o intuito de
entender as relações sociais envolvidas no processo evolutivo. A partir da
compilação de dados da movimentação de carga via porto identificou-se as fases
de crescimento portuário, as quais foram correlacionadas com os indicadores de
desenvolvimento municipal. Entre os indicadores, os selecionados foram: Censo
demográfico, PIB municipal, IDH municipal e o número de economias atendidas
com água, luz e esgoto. A partir da análise do período temporal em foco foi
possível identificar três fases de crescimento portuário, o primeiro ciclo de
crescimento exógeno durante a implantação do Superporto e Distrito Industrial,
seguida de uma fase de estagnação e a última fase, segundo ciclo de
crescimento exógeno que começa a se cristalizar na paisagem de Rio Grande
com a vinda do Polo Naval e offshore. O crescimento do IDH acompanhou o
crescimento portuário, e o crescimento demográfico e o PIB tiveram crescimento
similar apenas no primeiro ciclo de desenvolvimento exógeno. Nas décadas
seguintes o PIB municipal apresentou reflexos amplificados em relação à
variação da movimentação de carga no Porto. Os indicadores de infraestrutura,
água e esgoto, demoraram quase uma década para reagir no primeiro ciclo de
crescimento, já na atualidade mostram-se diferentes apresentando uma reação mais imediata. A expansão urbano-portuária tem suprimidos em maior
quantidade os ambientes de marisma, dunas holocências com campos litorâneos
ao longo das últimas quatro décadas. Como o município do Rio Grande encontrase em um área de grande fragilidade ambiental, a conservação de seus
ecossistemas é necessario para manter o equilíbrio hídrico da região e sua
sustentabilidade ambiental. O planejamento e gestão das áreas municipais não é
uma tarefa fácil. O crescimento econômico no município gera pressões diversas
na urbis e no meio ambiente, sendo imprecindível o entendimento do processo
evolutivo e uma visão da totalidade dos processos para se buscar de forma
conjunta a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social.
The Port of Rio Grande, located in southern Rio Grande do Sul, faces
nowadays a new phase of expansion, stimulated by the resumption of the
Brazilian shipbuilding industry. Port-industrial investments for the Port of Rio
Grande induced changes in the urban expansion, demanding an effective and
efficient urban planning to understand the progress of space occupation and
their social relations. This dissertation aims to characterize the different
phases of growth of the Port of Rio Grande and his adjacent Industrial District
in the period 1970 to 2010, comparing them with the municipal development in
the same period. The study also tried to explore the correlation between port
development and the suppression of ecosystems in port and urban areas. The
study was done through a literature review of historical data on urban
development and industrial district of Rio Grande, and explored the
correlations between growth data of cargo handling port and indicators of
municipal development. Among the indicators, were selected: Census,
municipal PIB, IDH and the number of economies with water, electricity and
sewage. From the analysis in the period of time considered, it was possible to
identify three growing stages for the port. The first cycle of exogenous growth took place during the implantation of the industrial district, called Super-Port.
That stage was followed by a plateau or level period. Finally, the last stage
presented a second exogenous growth cycle that begins to crystallized in the
landscape of Rio Grande with the establishment of the “Polo aval and
Offshore”. The IDH growth indexes followed the port, and population growth.
PIB growth indexes reflected only the first cycle of exogenous development. In
the following decades the municipal PÌB showed amplified indications
regarding changes in the handling of cargo at the Port. Infrastructure, water
and sewage indicators took nearly a decade to respond to the first cycle of
growth Presently those indicators appear to react differently by showing a
more immediate reaction. The expansion of urban-port has been jeopardizing
salt marsh environments and pleistocene coastal dune fields over the past
four decades. As the city of Rio Grande is located in an area of environmental
fragility, the preservation of its ecosystems is necessary to maintain water
balance and environmental sustainability in the region. The planning and
management of municipal areas is not an easy task. It is necessary to jointly
considered all the processes of economic growth and various environment
pressures to pursue the desirable environmental sustainability and social
welfare.