Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de propor a utilização da Robótica Educacional como ferramentametodológica para o estudo do número irracional [Pi] dentro da aula de matemática, alinhada às habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foram desenvolvidos quatro planos de aula sequenciais, que foram aplicados a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede privada. Assim, primeiramente, descreve-se a teoria matemática dos conjuntos numéricos, bem como um estudo sobre o número [Pi] e seu desenvolvimento perante a história. Na sequência, situa-se a matemática dentro do contexto da educação e da tecnologia, descrevendo sua relação com a robótica educacional. Apresentam-se então os planos de aula desenvolvidos, bem como os relatos de aplicação e resultados das atividades propostas. Ao final do trabalho, na forma de apêndice, disponibilizam-se os materiais para reaplicação das atividades.
This dissertation aims to propose the use of Educational Robotics as a methodologicaltool for the study of the irrational number [Pi] within the mathematics class, aligned withthe skills and competences proposed by the National Curricular Common Base (NCCB).For that, four sequential lesson plans were developed, which were applied to studentsof the 7th year of Elementary School of the private school network. Thus, first, themathematical theory of numerical sets is described, as well as a study of the number pi andits hitorical development. Next, mathematics is situated within the context of educationand technology, describing its relationship with educational robotics. The lesson plansare presented, as well as the application reports and results of the proposed activities. Atthe end of the work, in the form of an appendix, materials are available for reapplicationof activities.