Uma proposta para a introdução da lógica nas aulas de matemática

Butierres, Gabrielly Costa

Abstract:

 
Embora a Lógica seja uma linguagem usada frequentemente pela Matemática, muitas vezes os estudantes da Educação Básica se formam sem conhecer noções dela. Por isso, devido a ampla contribuição da Lógica para a formação geral do estudante, neste trabalho são apresentados exercícios resolvidos sobre Conjuntos e Funções e conceitos de Lógica, permitindo, assim, que esses conceitos sejam apresentados aos estudantes sem precisar dedicar aulas exclusivas para isso. Além disso, o trabalho também traz a base teórica necessária para a resolução dos exercícios e, no fim, encontra-se uma lista com esses exercícios para impressão.
 
Although Logic is a language often used by Mathematics, many times Basic Education students finish school not knowing about it. Therefore, due to a large contribution of Logic for the general instruction of the student, in the present research we show exercises about numerical sets, functions and Logic concepts, thus, allowing the presentation of the above referred concepts with no need of specific classes in order to accomplish it. Furthermore, the research also presents a theoretical base which is needed to solve the exercises and, in the end of this dissertation, there is a list of the exercises to be printed.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional