dc.contributor.advisor |
Senna, Adriana Kivanski de |
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dc.contributor.author |
Borges, Letícia Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2020-06-15T16:00:36Z |
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dc.date.available |
2020-06-15T16:00:36Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
BORGES, Letícia Oliveira. O sujeito dentro do uniforme : um estudo no Colégio Tiradentes em Pelotas 2015-2017. 2017. 191 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8810 |
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dc.description.abstract |
Investigar o presente traz sentido as indagações e particularidades do passado. Passa a ser decifrado e apreendido de forma relevante. A partir disso fui provocada a construir investigações, que iniciaram na graduação e repercutiram nessa dissertação. Através da indagação: como em pleno século XXI os indivíduos ainda se portam e se utilizam de uniformes escolares? Como os mesmos se identificam? Até que ponto os uniformes transmitem identidade e/ou representação? Parti para as pesquisas cabíveis para buscar as respostas plausíveis a esses questionamentos. Ao longo da pesquisa vê-se que a moda se mostra como linguagem, como fruto de uma convenção, onde todos se submetem a um objetivo comum - comunicar-se. Tais símbolos necessitam ser compartilhados, precisam de significação em comum à vários sujeitos. Os símbolos variam entre as culturas. Ao se estudar o uniforme escolar percebe-se que a partir de um certo período e, decerto definitivamente e imperativamente a partir do século XVII, mudanças alteraram o estado das coisas. A escola passou a substituir a aprendizagem como meio de educação. Ou seja, a criança relegou seu estado de adulto para criança, separando-se deles e aprendendo a viver com pessoas da mesma idade. Tal aspecto se deve muito ao uniforme escolar. Pedagogicamente, ao longo da pesquisa vemos que o uniforme tornou-se um símbolo, que ensina maneiras corretas de vestir o corpo, de apresentar-se, de produzirem aperfeiçoamentos educativos que classificam e sugerem aos estudantes que se afinem a tais práticas escolares. Mesmo que certos tipos de roupa exprimam algum significado muito claro sobre o quê e quem a está vestindo, pelo menos para alguns grupos de maneira alguma está relacionado à sua origem, identidade. Embora certos tipos de roupa comuniquem algum significado muito claramente por grupos singulares capazes de elucidar os códigos, não se pode dar por certo que todas elas comuniquem significados dessa maneira. Não se pode excluir que o uniforme escolar possa "dizer alguma coisa", mas como meio de comunicação ele não é totalmente adequado aquele sujeito por trás do uniforme. Pois se há uma mensagem a ser dita ao mundo externo, provavelmente ela seria mais eficiente se traduzida em palavras, ao invés de dizê-la em um vestuário, um traje a fim de supostamente transmiti-la. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Investigating the present brings meaning to the inquiries and particularities of the past. It will now be deciphered and learned in a relevant way. From this I was led to construct investigations, which began at graduation and reverberated in this dissertation. Through the question: how in the XXI century do individuals still wear and wear school uniforms? How do they identify themselves? To what extent do uniforms convey identity and / or representation? I set out for appropriate research to find the plausible answers to these questions. Throughout the research it is seen that fashion shows itself as language, as the fruit of a convention, where everyone submits to a common goal - to communicate. Such symbols need to be shared, they need meaning in common to various subjects. Symbols vary between cultures. When studying the school uniform one perceives that from a certain period and, certainly definitely and imperatively from the century XVII, changes changed the state of things. The school began to replace learning as a means of education. That is, the child relegated his adulthood to a child, separating from them and learning to live with people of the same age. This is due largely to the school uniform. Pedagogically, throughout the research we see that the uniform has become a symbol, which teaches correct ways of dressing the body, of presenting oneself, of producing educational improvements that classify and suggest to students that they conform to such school practices. Even if certain types of clothes express some very clear meaning about what and who is wearing it, at least for some groups it is in no way related to their origin, identity. Although certain types of clothing communicate some meaning very clearly by singular groups capable of elucidating the codes, it can not be assumed that they all communicate meanings in this way. It can not be ruled out that the school uniform can "say something", but as a means of communication it is not wholly appropriate for that subject behind the uniform. For if there is a message to be said to the outside world, it would probably be more efficient if translated into words, rather than being said in a garment, a suit in order to supposedly convey it. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Uniforme escolar |
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dc.subject |
Identidade |
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dc.subject |
Símbolo |
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dc.subject |
Representação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
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dc.subject |
School uniform |
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dc.subject |
Identity |
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dc.subject |
Symbol |
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dc.subject |
Representation |
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dc.subject |
Communication |
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dc.title |
O sujeito dentro do uniforme : um estudo no Colégio Tiradentes em Pelotas 2015-2017 |
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dc.type |
masterThesis |
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