Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Catia Maria dos Santos
dc.contributor.advisor Longaray, André Andrade
dc.contributor.author Chaves, Veronica de Almeida
dc.date.accessioned 2020-06-15T16:17:18Z
dc.date.available 2020-06-15T16:17:18Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CHAVES, Veronica de Almeida. Proposta de um modelo para exame da atração e permanência dos discentes de pós-graduação em cursos interdisciplinares: uma perspectiva por meio da análise de componentes principais. 2019. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8812
dc.description.abstract O trabalho tem por objetivo estudar os fundamentos matemáticos para desenvolver um algoritmo de solução para um modelo computacional de analise quantitativa. A pesquisa apresenta uma investigação dos principais atributos na atração e permanência de indivíduos nas Instituições de Ensino, de Pós-graduação interdisciplinar, na área da Ciência Exata. O instrumento de pesquisa se deu a partir da revisão bibliográfica, sendo elaborado um questionário com 35 perguntas, com uma amostra de 110 respondentes. O trabalho procura identificar os fatores principais que são agrupados por semelhança. A metodologia utilizada e a Análise das Componentes Principais (PCA) que considera a correlação das variáveis e as variabilidades significativas. Os resultados obtidos, pelo algoritmo desenvolvido, foram comparados com os resultados obtidos por um pacote de Analise Estatística de Dados. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this work is to study the mathematical fundamentals to develop a solutionalgorithm for a computational model of quantitative analysis. The research presents an investigation of the main attributes in the choice and permanence of individuals in the Institutions of Teaching, of interdisciplinary Post-graduation, in the area of Exact Science. The research instrument was based on a bibliographical review and a questionnaire was prepared with 35 questions, with a sample of 110 respondents. The paper seeks to identify the key factors that are grouped by similarity. The methodology used is Principal Component Analysis (PCA) which considers the correlation of variables and signicant variabilities. The results obtained by the developed algorithm were compared with the results obtained by a Statistical Data Analysis package. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject PCA pt_BR
dc.subject Pós-graduação pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ciências exatas pt_BR
dc.subject Postgraduate studies pt_BR
dc.subject Interdisciplinary pt_BR
dc.subject Exact sciences pt_BR
dc.title Proposta de um modelo para exame da atração e permanência dos discentes de pós-graduação em cursos interdisciplinares: uma perspectiva por meio da análise de componentes principais pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado em Modelagem Computacional
  • Show simple item record