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dc.contributor.advisor Gonçalves, Renata Braz
dc.contributor.author Corrêa, Sabrina Simões
dc.date.accessioned 2020-06-15T17:24:16Z
dc.date.available 2020-06-15T17:24:16Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation CORRÊA, Sabrina Simões. História em movimento : indicações de obras cinematográficas em blogs e sites de docentes da educação básica. 2018. 149 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8819
dc.description.abstract A presente pesquisa busca relacionar dados coletados em blogs e sites administrados por professores de História da Educação Básica com os pressupostos teórico-conceituais do media information literacy a fim de discutir a abordagem dada aos recursos cinematográficos indicados nesses meios virtuais para fins didático-pedagógico na citada disciplina. A utilização de blogs e de outros recursos tecnológicos na educação já vem sendo discutida no campo do Ensino e da Ciência da Informação em virtude da ascensão das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos ambientes escolares e nas práticas cotidianas de indivíduos de diferentes faixas etárias e condições socioeconômicos. Para tanto, apoia-se nas noções teóricas e práticas apresentadas pelo texto Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores, de autoria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de 2013, visando salientar a importância de capacitação e constante atualização da classe docente no que se refere aos recursos midiáticos e às práticas educacionais. Nesse contexto, a presente investigação teve como objetivo geral verificar como a utilização de obras cinematográficas é abordada como recurso didáticopedagógico em blogs e sites dedicados ao Ensino de História, elaborados por docentes da Educação Básica. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo de cunho quali-quantitativo. Volta-se à análise dos blogs e sites criados por docentes de História, procurando identificar os filmes comerciais indicados pelos professores como recurso didático. A análise foi pautada pelo método de análise de conteúdo de Bardin (2011). No que se refere aos resultados, a pesquisa observou 25 meios virtuais, dos quais 9 apresentaram indicações de obras cinematográficas, totalizando 362 filmes (títulos) distintos voltados à discussão de assuntos históricos (divisão cronológica e linear da História tradicional; fatos ou acontecimentos históricos; personagens históricos) e temas interdisciplinares. Para além disso, as informações concedidas pelos docentes nos meios virtuais permitiram a identificação de aspectos voltados à Competência em Informação e Mídia. Portanto, observou-se menções relacionadas ao acesso, à avaliação e ao uso dos recursos fílmicos; explorou-se a indicação, propriamente dita, dos recursos fílmicos, além da menção do uso de outras tecnologias de informação e comunicação em âmbito educacional; buscou-se identificar dados referentes à indicação de autoria nas informações postadas nos meios virtuais em âmbito dos recursos fílmicos; observou-se informações que admitissem o potencial democrático e positivo do uso das linguagens fílmicas para fins educacionais, bem como o potencial negativo, voltado a ideia de que há intenções comerciais e ideológicas por trás da produção cinematográfica. Conclui-se que o desenvolvimento desta pesquisa possibilitou compreender a importância do uso efetivo e ético de recursos midiáticos, em especial, das mídias fílmicas. A relação entre os dados coletados nos blogs e sites e as considerações apontadas pelos teóricos corroborou com a afirmativa de que as tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes nos processos de ensinoaprendizagem e devem ser utilizadas de maneira consciente e perspicaz; devem ser consumidas além dos propósitos originais e exploradas no seu máximo para que cumpram, de maneira positiva, seu papel no ensino. pt_BR
dc.description.abstract The present research seeks to relate data collected in blogs and sites administered by teachers of Basic Education History with the theoretical-conceptual assumptions of media information literacy in order to discuss the approach given to the cinematographic resources indicated in these virtual means for didactic-pedagogical purposes in the aforementioned subject. The use of blogs and other 'technological' resources in education has already been discussed in the field of Teaching and Information Science due to the rise of information and communication technologies (ICTs) in school environments and in the everyday practices of individuals of different age groups and socioeconomic conditions. To this end, it is based on the theoretical and practical notions presented by the text 'Media and Information Literacy: curriculum for teacher training', produced by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco), 2013, aiming to emphasize the importance of training and constant updating of the teaching class with regard to media resources and educational practices. In this context, the present research had as general objective to verify how the use of cinematographic works is approached as didactic-pedagogical resource in blogs and sites dedicated to the Teaching of History, elaborated by teachers of Basic Education. As for the methodology, this research is characterized as a descriptive study of qualitative-quantitative nature. We return to the analysis of blogs and websites created by History teachers, trying to identify the commercial films indicated by teachers as a didactic resource. The analysis was based on the 'content analysis' method of Bardin (2011). Regarding the results, the survey observed 25 virtual media, of which 9 showed nominations for cinematographic works, totaling 362 different films (titles) focused on the discussion of 'historical' issues (chronological and linear division of traditional history, events or events historical characters) and interdisciplinary themes. In addition, the information provided by teachers in virtual environments allowed the identification of aspects related to Media and Information Literacy. Therefore, references related to the access, evaluation and use of film resources were observed; the indication of film resources was explored, as well as the use of other information and communication technologies in education; it was sought to identify data referring to the indication of authorship in the information posted in the virtual media in the field of film resources; it was observed information that admits the democratic and positive potential of the use of film languages for educational purposes, as well as the negative potential, with the idea that there are commercial and ideological intentions behind the film production. It is concluded that the development of this research made it possible to understand the importance of the effective and ethical use of media resources, especially of film media. The relationship between the data collected in blogs and websites and theconsiderations pointed out by the theorists corroborated with the affirmation that information and communication technologies are increasingly present in the teaching-learning processes and should be used in a conscious and insightful way; must be 'consumed' beyond their original purpose and exploited at their maximum to positively fulfill their role in teaching. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Mídias na Educação pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Competência Informacional e Mídias pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Media In Education pt_BR
dc.subject Media Information Literacy pt_BR
dc.title História em movimento : indicações de obras cinematográficas em blogs e sites de docentes da educação básica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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