Organização da produção e da comercialização agroecológica : um estudo de caso sobre a feira da ARPASUL - Pelotas/RS

Rosa, Mateus Silva da

Abstract:

 
A presente pesquisa teve como objetivo compreender a organização da produção e comercialização dos produtores agroecológicos que comercializam seus produtos na Feira da ARPASUL, em Pelotas, com o intuito de estabelecer correlações entre a prática evidenciada dos sujeitos e as suas perspectivas neste segmento de produção. Para atingir os objetivos, seguimos a fundamentação teórica abordada em livros, teses, sites, dissertações, artigos e documentos referentes à temática. Para um melhor entendimento da proposta de pesquisa foi realizado um estudo de caso com os feirantes que comercializam seus produtos na feira da ARPASUL. Os procedimentos centraram-se na análise qualitativa, a partir de 11 entrevistas realizadas. Os resultados foram interpretados sob uma análise reflexiva, visando expressar as diferentes opiniões e concepções dos entrevistados, permitindo reconhecer o perfil das famílias envolvidas nas atividades, desde a produção até a comercialização. Vimos que a maioria dos agricultores já possui experiência no modelo de produção de base agroecológica e identificamos o uso de técnicas modernas na produção, bem como uma adequação da produção voltada para as expectativas e demandas do consumidor. Também destacamos a importância da associação e do cooperativismo em todas as etapas do processo. Por fim salientamos alguns aspectos quanto aos desafios e as perspectivas neste segmento de produção, destacando que as famílias envolvidas se encontram organizadas, revelando-se sujeitos ativos e decisivos em praticamente todos os processos de decisões e ainda, vislumbrando perspectivas favoráveis.
 
The present research aimed to understand the organization of the production and commercialization of the agroecological producers who commercialize their products at the ARPASUL Fair in Pelotas, with the purpose of establishing correlations between the evidenced practice of the subjects and their perspectives in this segment of production. In order to reach the objectives, we follow the theoretical foundation approached in books, theses, sites, dissertations, articles and documents referring to the theme. For a better understanding of the research proposal, a case study was carried out with the marketers who market their products at the ARPASUL fair. The procedures focused on the qualitative analysis, based on 11 interviews. The results were interpreted under a reflexive analysis, aiming to express the different opinions and conceptions of the interviewees, allowing to recognize the profile of the families involved on the activities, in the stages of production and commercialization. We have seen that most farmers already have experience in the agroecological-based production model and have identified the use of modern techniques in production as well as a production adequacy geared to consumer expectations and demands. We also highlight the importance of the association and the cooperative movement at all stages of the process. Finally, we highlight some aspects regarding the challenges and perspectives in this production segment, noting that the families involved are organized, becoming active and decisive subjects in virtually all decision-making processes, and also seeing favorable perspectives.
 

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  • ICHI - Programa de Pós-Graduação em Geografia