dc.contributor.advisor |
Caetano, Marcio Rodrigo Vale |
|
dc.contributor.author |
Cunha, Bianca Langhinrichs |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-15T17:38:32Z |
|
dc.date.available |
2020-06-15T17:38:32Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
CUNHA, Bianca Langhinrichs. O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário. 2018. 84 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8822 |
|
dc.description.abstract |
Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as duas temáticas e discuti-las de forma integrada. O trabalho tem como problemática de pesquisa: os modos como o ensino de História para os Surdos vão se instituindo na escola e como objetivo: descrever os processos de ensino de História para Surdos em uma escola bilíngue. Para tanto, buscou-se a descrição de um espaço por meio da observação simples e da entrevista pautada, com a análise da prática de uma professora de História no âmbito bilíngue de ensino. Conclui-se que tal tarefa resultou na caracterização de um cenário que é convergente com o panorama expresso pelos demais trabalhos acadêmicos que procuram discorrer sobre esta temática, apontando vivências e estratégias didáticas adotadas pela professora. As convergências podem ser resumidas quanto aos problemas enfrentados no processo de ensino de História para os Surdos, referente à língua e às demandas encontradas pelo professor desse espaço, além das maneiras pelas quais os envolvidos se valem para a solução dos percalços e a melhoria do processo educativo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Currently, there are manu discussions about the teachinh of history and abouth the deaf education in bilingual schools as well. However, these discussions have dealt whith these two topics in a separate manner and thus the presente study seeks to join these two topics and discuss about og history to deaf students in a bilingual achool situated in the Southern region of Rio Grande do Sul. For that, the presente research sought to describe na environment through the application of the direct observation and interview methods, by analyzing a history teachers practices in the bilingual teaching scope. It was possible to conclude that the observed scenario is in agrément whit the orther researches that approach the same subject of study, pointing out the experiences and teaching strategies adopted by the teacher. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Bilingue |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Bilingual School |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |