Show simple item record

dc.contributor.advisor Dytz, Aline Guerra
dc.contributor.author Martinez, Cristiane
dc.date.accessioned 2020-06-17T17:17:01Z
dc.date.available 2020-06-17T17:17:01Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MARTINEZ, Cristiane. Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos. 2018. 176 f. Dissertação (mestrado nacional profissional de ensino em física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8831
dc.description.abstract No presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações no processo do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de Física, utilizei o tema gerador "Radiações eletromagnética" como ponto de partida para desenvolver os conteúdos específicos que propiciam o entendimento das mesmas, considerando os conhecimentos prévios dos estudantes, buscando no lúdico, na experimentação, no uso de mapas conceituais e nos debates feitos em sala de aula, ferramentas que possibilitem a aprendizagem significativa, a formação de cidadãos aptos a pensar, a criticar e a modificar o mundo que os cerca. Esta proposta tem o intuito de incentivar, contextualizar e tornar mais agradável e pertinente o ensino e a aprendizagem destes conteúdos. Para analisar os objetivos, coletei mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes, filmagem dos debates e das aplicações experimentais e lúdicas (com o consentimento dos envolvidos) e as anotações que fiz em um diário de implementação desta proposta. Como análise qualitativa, para avaliar a viabilidade e aplicação deste projeto, coletei relatos acerca do aprendizado pessoal dos educandos envolvidos nas práticas pedagógicas propostas. A partir da análise desses relatos constatei que o produto educacional desenvolvido foi válido e mostrou-se como uma ferramenta diferenciada contribuindo no conhecimento adquirido pelos estudantes e servindo como processo avaliativo dos ensinamentos de Física. pt_BR
dc.description.abstract In this work, I present a didactic sequence, which was implemented on high school second year classes of the State Technical School Getúlio Vargas, in the city of Rio Grande. In order to improve the teaching and learning of the contents of physics, I used the theme "Electromagnetic Radiation" as a starting point to develop the specific contents that allow the understanding of those, considering the previous knowledge of the students, seeking in the ludic, in experimentation , in the use of conceptual maps and in the debates carried out in classes, tools that enable meaningful learning, the formation of citizens able to think, critic and to modify the world that surround us. This proposal has the intent of encourage, contextualize and make more pleasant and pertinent the teaching and the learning of those contents. To analysis the reached objectives, I gathered conceptual maps developed by the students, filming from the debates and the experimental applications and ludic (with the consent of those who were involved) and the annotations that I made on a diary of implementation of this proposal. As an qualitative analysis, to rate the viability and application of this project, I gathered reports about the personal learning from the learners involved in the pedagogical practices proposals. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Physics education pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Concept maps pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.title Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos pt_BR
dc.title.alternative Electromagnetic radiation : competences and knowledge building in citizen training pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
  • Show simple item record