dc.contributor.advisor |
Silva, Mara Regina Santos da |
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dc.contributor.author |
Silva, Bárbara Tarouco da |
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dc.date.accessioned |
2020-08-27T15:47:01Z |
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dc.date.available |
2020-08-27T15:47:01Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Barbara Tarouco da . A paternidade em diferentes etapas do ciclo vital : contribuições para enfermagem. 2013. 153f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Curso de Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8891 |
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dc.description.abstract |
A paternidade é constituinte da identidade do homem, representando o início de uma nova experiência com responsabilidades familiares e sociais inerentes ao novo papel. É um processo que se estabelece de forma gradativa e cumulativa a partir das múltiplas interações vivenciadas pelo homem desde muito antes do nascimento dos filhos. Este estudo, centrado no processo de construção da paternidade, propõe-se a contribuir para a construção do conhecimento, na área da Enfermagem, acerca desta temática, inserida em um tempo de transição, vivenciado tanto pelas famílias quanto pelos enfermeiros que se deparam, também, com a necessidade de reconstrução do modelo de assistência que prioriza a mulher e a criança para uma forma de cuidar que inclua o pai. O objetivo geral do estudo é compreender o processo de ser pai em diferentes etapas do ciclo vital. Especificamente objetiva: 1) investigar os eventos significativos, vivenciados no contexto intra e extrafamiliar, que fazem o homem sentir-se pai; 2) identificar as necessidades e as preocupações prioritárias, manifestadas pelos pais no desempenho do seu papel, em três etapas do ciclo vital: adolescência, idade produtiva e idade madura;3) identificar as estratégias utilizadas pelos pais para conciliar suas atividades profissionais com a criação e educação dos filhos; 4) apontar indicativos para a prática de enfermagem com famílias, tendo como foco o processo de tornar-se pai em diferentes etapas do ciclo vital. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa desenvolvido com uma amostra constituída de 14 homens na faixa etária compreendida entre 16 e 61 anos, residentes no município de Rio Grande/RS. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade, utilizando um roteiro com questões que abordam a temática paternidade em três etapas do ciclo vital. As entrevistas foram gravadas com o consentimento dos participantes. A organização, análise e interpretação dos dados foi realizada tendo por base uma matriz construída a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner e dos objetivos deste estudo. Como técnica foi utilizada a análise textual discursiva. Os resultados do estudo apontam as preocupações e necessidades dos pais na relação com o mundo do trabalho, na relação de cuidado com os filhos e as preocupações em relação ao futuro dos filhos. No que se refere aos eventos significativos foram evidenciadas as experiências vivenciadas na família de origem, na família atual e nos ambientes extrafamiliares, assim como as perdas que ocorreram ao longo do processo. Além desses, foram referidas como estratégias de conciliação entre o mundo do trabalho e a vida familiar a flexibilidade no horário de trabalho, entre outras. A partir desses resultados foram apontados indicativos para a prática de enfermagem tendo como foco o processo de tornar-se pai. Conclui-se pela importância que os enfermeiros trabalhem no sentido de preparar o casal para a transição para a paternidade por meio de uma assistência inclusiva. Da mesma forma, a construção de grupos de pais e mães para discutir aspectos referentes aos cuidados dos filhos também é importante, possibilitando um espaço de escuta para as dúvidas e os anseios dos pais em relação à criação e à educação dos filhos, bem como a troca de experiência entre os participantes. Esses aspectos poderão contribuir para um maior envolvimento do pai nas questões familiares, favorecendo o estabelecimento de vínculo precoce entre pai e filho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Fatherhood is a constituent of the identity of the man, representing the beginning of a new experience with family and social responsibilities inherent in the new role. It is a process that takes place gradually and cumulatively from the multiple interactions experienced by man since long before the birth of their children. This study focused on the construction of fatherhood, it is proposed to contribute to the construction of knowledge in the field of Nursing, concerning this subject, inserted in a time of transition experienced by both families and nurses faced, also with the need for reconstruction of care model that prioritizes women and children to a form of care that includes the father. The overall objective of the study is to understand the process of parenting in different stages of the lifecycle. Specifically aims to: 1) investigate significant events experienced in intra-and extra-familial context, which makes the man feel father, 2) identify priority needs and concerns, raised by parents in fulfilling their role, in three stages of the cycle vital: adolescence, age and productive old age, 3) identify strategies used by parents to reconcile their professional activities with the creation and education of children; 4) indicative pointing to the practice of family nursing, focusing on the process of making the father in different stages of the lifecycle. This is an exploratory study with a qualitative approach developed with a sample of 14 men aged between 16 and 61 years, living in the city of Rio Grande / RS. Data were collected through in-depth interviews, using a script with issues related to the thematic paternity in three stages of the lifecycle. The interviews were recorded with the consent of the participants. The organization, analysis and interpretation of data was performed based on a matrix constructed from the theory of Bronfenbrenner bioecological and objectives of this study. The technique was used to analyze textual discourse. The results of the study indicate the concerns and needs of parents in relation to the world of work in relation to child care and concerns about the future of their children. With regard to significant events were shown the experiences in the family of origin, current family and extrafamilial environments, as well as losses that occurred during the process. Besides these, were mentioned as strategies to reconcile working life and family life flexibility in working hours, among others. From these results were indicative pointed to nursing practice focusing on the process of becoming a father. It concludes the importance that nurses work towards the couple prepare for the transition to parenthood through an inclusive service. Likewise, the construction group of parents to discuss issues related to child care is also important, allowing a space for listening to the questions and concerns of parents regarding the creation and education of children, as well as exchange of experience among participants. These aspects may contribute to a greater father involvement in family issues, favoring the establishment of an early bond between father and son. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação sensorial |
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dc.subject |
Extrusados |
pt_BR |
dc.subject |
Extrusão |
pt_BR |
dc.subject |
Microalgas |
pt_BR |
dc.subject |
Microestrutura |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrientes |
pt_BR |
dc.subject |
Extruded |
pt_BR |
dc.subject |
Extrusion |
pt_BR |
dc.subject |
Microstructure |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrients |
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dc.subject |
Sensory evaluation |
pt_BR |
dc.title |
A paternidade em diferentes etapas do ciclo vital : contribuições para enfermagem. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Development of snack enriched with Spirulina |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
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