Abstract:
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, junto aos alunos dos quintos anos da Escola Salesiano Leão XIII - Rio Grande/RS, como eles se apropriam dos conhecimentos históricos trabalhados em suas turmas, com relação a um determinado assunto da disciplina de História, que será desenvolvido em data pré-determinada. Como os professores das turmas e a direção serão entrevistados, será feita também a análise de suas falas sobre o que pensam e como é colocado na prática o ensino da história conjuntamente com as diretrizes pedagógicas, orientação para professores e regimento da instituição (documentação oficial da escola). A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo, a qual valoriza e considera o papel dos sujeitos envolvidos naquilo que se está investigando. Através de um acompanhamento nas turmas, observando as aulas que abordam especificamente o ensino de História, e com entrevistas posteriores junto aos estudantes se conseguirá interpretar suas narrativas a partir da Hermenêutica, ou seja, compreender-se-á, desvendar-se-á, por uma análise profunda das falas das crianças, o que significou para elas o conteúdo histórico desenvolvido pela professora. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se no conceito de Educação Histórica, pela qual investiga-se possibilidades do que pode ocorrer com cada pessoa em suas formas de interpretar fatos que ocorreram no passado, descartando uma manifestação única de pensamento, de análise, de significância. Este trabalho, por fim, tem o intuito de saber como os alunos conseguem ressignificar para suas vidas no presente o que conheceram sobre o passado, numa relação de percepção e crítica, para que diferentes possibilidades possam ser pensadas, no sentido de uma nova orientação de vivências para o futuro. Essa construção/reconstrução de saberes faz parte do conceito de Consciência Histórica, a qual embasa a teoria da Educação Histórica.
This paper aims to investigate with the students of the fifth years of the Salesian Leão XIII School - Rio Grande / RS, how they appropriate the historical knowledge worked in their classes, regarding a certain subject of the History discipline that will be developed at a predetermined date. As the teachers of the class and the management will be interviewed, they will also analyze their statements about what they think and how the teaching of history is put into practice together with the pedagogical guidelines, guidance for teachers and the institution's regiment (official documentation from school). The methodology used in the research is qualitative, which values and considers the role of the subjects involved in what is being investigated. Through an accompaniment in the classes, observing the classes that specifically address the teaching of History and with subsequent interviews with the students, will be able to interpret their narratives from the Hermeneutics, that is, will understand, will be revealed by a deep analysis of the speeches of the students. children what the historical content developed by the teacher meant to them. The theoretical basis of the research will be based on the concept of Historical Education, which investigates possibilities of what can happen to each person in their ways of interpreting facts that occurred in the past, discarding a unique manifestation of thought, analysis and significance. Finally, this paper aims to know how the investigated students can re-signify for their lives in the present what they knew about the past, in a relationship of perception and criticism, so that different possibilities can be thought, as a new orientation of experiences. for the future. This construction / reconstruction of knowledge is part of the concept of historical consciousness that underlies the theory of historical education.