Abstract:
A popularização do uso de dispositivos eletrônicos com poder para percepção e atuação
no meio computacional, apresenta um cenário propício para interação entre as diferentes
tecnologias e dispositivos. Neste novo contexto tecnológico novas relações entre os seres
humanos e seu meio, seja físico e/ou virtual, podem se estabelecer, requerendo o estudo,
para desenvolver métodos capazes de suportar o potencial de troca e uxo de informação,
decorrente deste novo cenário sócio-interacionista. Esta dissertação visa estudar estas
relações provenientes da intercessão de ambientes reais e virtuais, através de modelos
e ferramentas computacionais que os dêem suporte. O trabalho resgata os conceitos de
Sistemas Físicos Cibernéticos (CPS), internet das coisas (IoT), Hipertexto e protocolos de
comunicação, buscando na sua integração, subsídios para tratar os desa os tecnológicos
presentes nestes novos ambientes de interação da sociedade.
The popularization of the use of electronic devices with power for perception and action
in the computational environment, presents a scenario conducive to interaction between
di erent technologies and devices. In this new technological context new relationships
between humans and their environment, whether physical and/or virtual, can be established,
justifying the study to development of methods capable of withstanding the potential
for exchange and ow of information, under this new scenario socio-interactionist.
This dissertation aims to study these relationships from the intersection of real and virtual
environments, through models and computational tools that provide the foundation. The
work rescues the concepts of Cyber Physical Systems (CPS), Internet of Things (IoT),
Hypertext and communication protocols, seeking integration, subsidies to address the
technology challenges present in these new environments of interaction of society.