Abstract:
O presente estudo teve por objetivo propor uma base de informações que visa
nortear o planejamento para a elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento e
Zoneamento (PDZ) para o Porto de Pelotas/RS, calcado nas suas reais alternativas
funcionais, no sentido de revitalizá-lo, considerando que este Porto, presentemente,
vem sendo alvo de interesses econômicos em nível municipal e estadual. Não se
teve intenção, nesta pesquisa, de propor o zoneamento propriamente dito para o
Porto, mas sim gerar informações que sugestionem ações estratégicas diretivas que
visam fomentar o planejamento do novo PDZ. O trabalho foi estruturado em um
referencial teórico, no qual foi abordada a legislação pertinente aos portos e seu
planejamento, além de conceituações relevantes ao tema; em seguida foram
apresentados os resultados alcançados, os quais se resumem em um levantamento
histórico das operações no Porto em questão, um diagnóstico de sua atual situação
operacional, além do delineamento de três cenários futuros, baseados em
alternativas funcionais estabelecidas para o mesmo e, por fim, foram propostas
bases de informação para o planejamento do novo PDZ para o Porto pelotense.
Para tanto foram utilizadas as metodologias de pesquisas exploratória, bibliográfica
e documental para a concepção do referencial teórico e para o levantamento
histórico, além da análise SWOT e prospecção de cenários para a construção dos
demais resultados; também se utilizou entrevista semiestruturada com atores chave
para a pesquisa. Concluindo esta dissertação, pôde-se constatar que, apesar de sua
atual relativa estagnação econômico-funcional, o Porto de Pelotas apresenta
condições para desempenhar um novo e importante papel no processo de retomada
do desenvolvimento econômico da metade sul do Rio Grande do Sul.
This study meant to propose an base of information to guide a new Zoning
Development Plan (ZDP) for the Port of Pelotas/Rio Grande do Sul, based on its
actual functional alternatives in order to its revitalization, whereas this Port, at the
moment, has been the object of municipal and state economic interests. There was
no intention to propose the zoning itself for the Port in this research, but to produce
information that suggests strategic actions designed to promote the planning of its
new ZDP. The work was structured in a theoretical framework, which was addressed
to the relevant port’s legislation and its planning, in addition to relevant concepts for
the topic; then, the results achieved are summarized in a historical survey of the
operations of this Port; a diagnosis of the current operational status of this; beyond
the delineation of three future scenarios, based on functional alternatives established
for the same; and finally, it was proposed bases of information for the planning of the
new ZDP for the Port of Pelotas. Then, for the theoretical framework and the
historical survey was used exploratory, bibliographical and documentary research; for
the construction of other results were used a SWOT analysis and prospecting
scenarios; also were used semistructured interviews with key actors for this research.
Concluding this dissertation, it was noted that, despite its current relative economic
and functional stagnation, the Port of Pelotas is prepared to play a new and important
role in the resumption of economic development process of the Southern half of Rio
Grande do Sul.