Abstract:
O objetivo desta pesquisa é identificar os sentidos atribuídos à história do Regime Militar no Brasil, mais conhecido como Ditadura Militar, expressado por meio de narrativas históricas produzidas por jovens incorporados ao Exército Brasileiro no ano de 2015, pelo serviço militar obrigatório - oriundos do sistema educacional público da cidade de Rio Grande/RS -, na perspectiva da cognição histórica. As reflexões realizaram-se a partir dos estudos sobre a constituição da consciência histórica com o amparo na teoria de Jörn Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica. Este estudo utilizou-se de metodologia empírica Estudo de Caso, enquadrando-se numa abordagem qualitativa. Para a produção das fontes foram aplicados questionários e realizadas entrevistas para 30 soldados recrutas, sendo selecionada a produção para verificação das narrativas escritas. No transcurso da investigação, para a identificação dos sujeitos, coletamos dados socioeconômicos e culturais. Os sentidos atribuídos pelos jovens nas narrativas foram reconhecidos, tendo a autora Isabel Barca como referencial. Os resultados obtidos nos permitiram inferir que a aprendizagem histórica permite ao indivíduo uma experiência, o que tem a possibilidade de permitir uma interpretação, possibilitando aos soldados o reconhecimento de marcos e situações históricas no interior do Exército Brasileiro e permitindo um presente mais rico pela visita ao passado, pois na atualização e significação do passado o presente pode ser entendido e apropriado. Pudemos constatar que o sentido atribuído ao passado da participação histórica do Exército Brasileiro, em específico o da Ditadura Militar, necessita ser mais bem pesquisado e compreendido em suas especificidades, devendo ser ampliada a discussão e avançar para além do discurso da memória coletiva.
The objective of this research is to identify the meanings attributed to the history of themilitary regime in Brazil, known as the Military Dictatorship, expressed through historicalnarratives produced by young people incorporated into the Brazilian Army in 2015, thecompulsory military service - from the public educational system of the city of Rio Grande / RS - from the perspective of historical cognition. The reflections were held from the studieson the formation of historical consciousness with the support in theory Jörn Rüsen inserted in Historical Education field of study. This study used empirical methodology case study, it fits in a qualitative approach. For the production of the sources were applied questionnaires and interviews to 30 recruits soldiers and the output selected for verification of written narratives. In the course of the investigation, to identify the subject, collect socioeconomic and cultural data. The senses of the young people in the narratives were recognized, and the author Isabel Barca as a reference. The results allowed us to infer that historical learning allows the individual an experience, which has the possibility of allowing an interpretation, allowing soldiers to recognize landmarks and historical situations within the Brazilian Army and allowing a richer present for the visit to past, for the update and past significance this can be understood and appropriate. We observed that the meaning is attributed to past historical participation of the Brazilian Army, in particular the military dictatorship, need to be better researched and understood in their specific characteristics should be expanded discussion and move beyond the discourse of collective memory.