Abstract:
Esta dissertação propõe cinco atividades, utilizando o software GeoGebra, para ajudar osprofessores de Matemática a trabalhar o assunto de Geometria Analítica, no Ensino Médio.A primeira destina-se a familiarizar os alunos com o software, as outras quatro envolvemmodelos de construção e de animação. Elas incluem conceitos relacionados ao ponto(distância entre dois pontos, o ponto médio de um segmento, alinhamento de três pontos),à reta (equação, posição relativa entre duas retas) e à circunferência (equação, posiçãorelativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências).Além das animações, para terminar a construção com chave de ouro, questões acercados conceitos de Geometria Analítica estão incluídas. A tecnologia usada visa motivar osalunos e facilitar o processo de ensino, já que permite aos estudantes construir e manipularobjetos geométricos.
This dissertation proposes five activities, using the GeoGebra software, to help Math teachers work Analytical Geometry subject, in High School. The first one is intended to familiarize students with the software, the other four involve construction and animation models. They include concepts related to the point (distance between two points, the midpoint of a segment, alignment of three points), the straight line (equation, relative positionbetween two straight lines) and the circle (equation, relative position between point and circle, straight line and circle and between two circles). In addition to the animations, to bring the construction to the perfect end, questions about Analytical Geometry concepts are included. The technology used aims to motivate students and facilitate the teaching process, as it allows the students to build and to manipulate geometric objects.