-
-
Franco, Andressa Coelho
(2020)
A presente pesquisa busca analisar a preposição PARA e sua variante PRA na escrita escolar de alunos, dos primeiros e o terceiro ano do Ensino Médio; e se embasa nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Quantitativa ...
-
-
Martins, Gabriel Silveira
(2020)
Em E se eu fosse pura (2018), a escritora brasileira contemporânea Amara Moira articula uma série de narrativas autodiegéticas acerca de suas vivências como travesti e como profissional do sexo. Ao mesmo tempo que lança ...
-
-
Dapuzzo, Ornella Erdós
(2019)
A presente pesquisa oferece uma análise do teor testemunhal dentro da narrativa Hospício é deus: diário I (1965), de autoria de Maura Lopes Cançado. O testemunho, conforme afirma João Camilo Penna (2003), traz essa narração ...
-
-
Mora, Arthur Katrein
(2020)
A presente dissertação oferece um exame crítico de Primeiras trovas burlescas de Getulino
(1859), único livro de poemas de Luiz Gama (1830-1882). Obra que, relegada a apêndices e
notas de rodapé nos volumes de história ...
-
-
Pereira, Gabriela Simões
(2018)
Esta pesquisa advém do cruzamento entre três temas: o animal, o humano e a poesia. Procura abordá-los a partir do pensamento de Jacques Derrida, recorrendo também às contribuições de Georges Bataille sobre o sagrado e a ...
-
-
Lara, Gisett Elizabeth Lara
(2018)
La "colonialidad del género" es el nombre con que la filósofa y feminista argentina María Lugones ha denominado a la opresión de género racializada y capitalista sufrida por las mujeres colonizadas en América Latina. ...
-
-
Swoboda, Juliana Garcia Rodrigues
(2017)
Esta dissertação objetiva apresentar uma análise dos textos literários publicados - voltados exclusivamente para o público feminino - no impresso Violeta que circulou em Rio Grande (RS) de 1878 e 1879 e que teve Julieta ...
-
-
Cunha, Jaqueline Rosa da
(2004)
A dissertação Arauto das Letras (1882-1883): uma amostra da expressão literária da região sul rio-grandense está parcialmente vinculada ao projeto de pesquisa Literatura, Jornal e Cultura: autores pelotenses (1850-1889) ...
-
-
Ribeiro, Amanda; Cruz, Bianca Valentina da; Moraes, Kellen Benites de Oliveira; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
En este trabajo nos proponemos a investigar el aborda- je de la pronunciación en los libros didácticos (LD's) de español de la colección “Síntesis - Curso de lengua española”, utilizada en la red pública de enseñanza de ...
-
-
Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto; Azevedo, Roberta Quintanilha
(2021)
Uma perspectiva formal está no foco deste artigo que visa discutir e representar a percepção da nasalização da vogal /a/ em determinados contextos nasais, fenômeno de alofonia no espanhol, que pode ser fonológico ou alofônico ...
-
-
Moraes, Kellen Benites de Oliveira; Ferreira, Josiane Cardoso; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da
rede pública da cidade de Rio Grande (RS), constatamos que os exercícios que contemplam
aspectos relativos à fonética e à fonologia ...
-
-
Telles, Luciana Pilatti; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
Neste artigo, propomos o desenvolvimento de atividades de
percepção e produção de vogais médias-baixas para aprendizes de
português brasileiro (PB) como língua adicional, falantes nativos de
espanhol, apoiando-nos no ...
-
-
Mesquita Neto, José Rodrigues de; Silva, Marta Jussara Frutuoso da
(Diálogos, 2021)
A língua espanhola é uma das línguas mais faladas e estudadas do mundo (INSTITUTO CERVANTES, 2014). Entretanto, no Brasil, a revogação da lei 11.161/2005 de obrigatoriedade do ensino de espanhol pressupõe novos desafios ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de; Pereira, Ânderson Martins; Rocha, Mariane Pereira
(2019)
Relegada ao espaço privado, a figura feminina teve a multiplicidade que envolve a construção de sua
subjetividade excluída das linhas históricas: a maternidade e o matrimônio foram os únicos papéis delegados
à mulher. ...
-
-
Ardiles Vethencourth, Francisco Javier
(2020)
O presente trabalho nasce da tentativa de resgatar parte da história da poesia
venezuelana dos anos 1960, revisitando a história de movimento vanguardista mais
importante desta década: O Teto da Baleia (1961-1967), a ...
-
-
Pedroso, Carla Carvalho
(2021)
A leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente
vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável,
que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los ...
-
-
Rosa, Henrique Fernandes da
(2021)
A presente dissertação analisa dois romances jovens de Vitor Martins, Quinze dias
(2017) e Um milhão de finais felizes (2018), focando no processo de
amadurecimento subversivo e formação de uma identidade queer dos ...
-
-
Silva, Jéssica Porciúncula Iung da
(2021)
O presente trabalho investiga questões de ensino e aprendizagem da Língua Espanhola que contemplem o texto literário. A leitura é uma das habilidades trabalhadas na aula de Língua Estrangeira, bem como os aspectos ...
-
-
Rego, Marianna; Silva, Jéssica Porciuncula Iung da
(2020)
Este trabalho busca analisar a relação entre língua, linguagem e sociedade no capítulo 28
de “Arlindo”, webcomic de Luiza de Souza. A partir da perspectiva de Émile Benveniste, propomos
uma análise textual como materialização ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Farias, Ariane Ávila Neto de
(2016)
A literatura contemporânea vem expondo cada vez mais o “eu”, trazendo à tona a figura exter-na do autor, que há muito havia sido morta por pesquisadores estruturalistas. Para alguns teóricos, tais textos vão ser denominados ...