Abstract:
Este estudo teve como objetivo uma reflexão acerca da imagem e da complexidade de seu uso e análise no âmbito da docência e da pesquisa na área da História, e teve como fundamentação uma perspectiva interdisciplinar contextualizada no campo da História Cultural. Partimos do pressuposto de que a História Cultural, e os estudos da história do imaginário e da antropologia histórica partir do século XX proporcionaram uma revisão do conceito de documento histórico instituindo também as imagens em geral como fonte de pesquisa e ensino. Entretanto, dada a aceitação tardia da imagem enquanto fonte histórica, sua função acabou sendo por muito tempo empregada como mera ilustração de fatos. Em consequência, sua utilização ainda hoje nem sempre é feita fundada em conhecimentos específicos do campo da análise imagética, razão pela qual propõe-se com a pesquisa que resultou na dissertação aqui apresentada, por um lado, uma reflexão sobre as características inerentes a imagem, e, de maneira concomitante, uma proposta concreta e simplificada de análise a ser aproveitada pelo historiador e pelo professor de História em suas pesquisas e ensino, auxiliada pelo cruzamento da História da Arte, da Arte em geral, e especialmente das bases da teoria semiótica peirceana. Para efetivar esta proposta foram analisados seis cartazes de propaganda da Segunda Guerra Mundial. Investigamos os cartazes concentrando a atenção na análise de suas formas e conteúdo, para, com base nessas análises sistematizar uma proposta que possa também ser utilizada com os demais tipos de representações imagéticas. Os seis cartazes foram divididos em três duetos. O primeiro duo constitui-se de cartazes que retratam a perspectiva do inimigo. O segundo dueto compõe-se de imagens que expõem o contexto de chamada das mulheres para a guerra. O terceiro dueto por sua vez, mostra a construção de uma mesma alegoria em diferentes sentidos, como é o caso da águia alemã que é exaltada no cartaz do Eixo e deformada no cartaz dos Aliados.
This study aims to reflect on the image, and the complexity of its use and analysis in teaching and research in the field of history, which is based on an interdisciplinary perspective contextualized in the field of Cultural History. Thus, we start from the assumption that Cultural History, and the studies of the history of the imaginary and of historical anthropology, provide a review of the concept of historical document instituting the image as a source of research and teaching. Given the late discovery of the image as a historical source, its function ended up being used for a long time as a mere illustration of facts. Consequently, its use is not always based on specific knowledge in the field of image analysis, which is why it is proposed with the research that resulted in the dissertation presented here, on the one hand, a reflection on the characteristics inherent in the image, and, concomitantly, a concrete and simplified proposal of analysis to be used by the historian and the professor of history in their research and teaching, subsidized by the crossing of the History of Art, Art in general, and the peircean semiotic theory. To make this proposal effective, six World War II propaganda posters were analyzed. We investigate the posters concentrating attention on the analysis of their forms and contents, to, based on these analyses systematize a proposal that can also be used with the other types of image representations. The six posters were divided into three duets. The first duo consists of posters depicting the enemy. The second duet consists of images that expose the context of women's call to war. The third duet, in turn, shows the construction of the same allegory in different directions, the German eagle is exalted on the poster of the Axis and deformed on the poster of the Allies.