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dc.contributor.advisor Senna, Adriana Kivanski de
dc.contributor.author Kucharski, Ketre Michele Rodrigues
dc.date.accessioned 2020-09-22T20:21:56Z
dc.date.available 2020-09-22T20:21:56Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation KUCHARSKI, Ketre Michele Rodrigues. Ser Amélia não me completa: um debate sobre gênero através do cinema brasileiro como recurso no Ensino de História. 2015. 156 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9035
dc.description.abstract Na minha trajetória de educadora foi possível perceber uma grande carência nos conteúdos dos livros didáticos de História, referente ao gênero feminino e suas contribuições na história da humanidade. Muitas vezes essas obras apresentam somente poucas imagens e pequenos comentários sobre a participação feminina na história. Assim, as mulheres praticamente tornam-se invisíveis nesses materiais didáticos, geralmente escritos por homens e que abordam principalmente a história de homens. A partir dessa problemática, busquei algumas estratégias para refletir em conjunto com meus alunos sobre as questões de gênero. Afinal, essas são questões necessárias de serem problematizadas com os estudantes, pois dizem muito da forma como vivemos e das relações que estabelecemos na atualidade. Nesse sentido, saliento que essa experiência pedagógica foi desenvolvida no ano letivo de 2013, com a turma do nono ano B (oitava série) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande (CAIC/FURG), localizada no município de Rio Grande/RS. Sendo que essa turma era composta por seis adolescentes do sexo feminino e quatro adolescentes do sexo masculino com faixa etária entre quatorze e dezesseis anos. Destaco que esta dissertação é uma interpretação dos resultados da pesquisa, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, sobre a narrativa desses estudantes a cerca do gênero feminino a partir de produções cinematográficas brasileiras utilizadas no ensino de História. Dessa forma, fazendo com que eles se percebam como sujeitos participativos capazes de interpretar, questionar e relacionar a sociedade em que estão inseridos com algumas questões apresentadas nas produções cinematográficas trabalhadas em sala de aula. Pois, a visão que o sujeito adquire sobre a realidade se constitui a partir da sua interação com o outro e com o meio. Portanto, baseado na exposição dos filmes Acorda Raimundo, acorda! (Alfredo Alves, 1990), Vida Maria (Márcio Ramos, 2006), Filhas do Vento (Joél Zito Araújo, 2005) e Olga (Jayme Monjardim, 2004) assim como, nas realizações das tarefas, pesquisa de documentos, observação dos participantes e também na interpretação das entrevistas realizadas, através da história oral com os aprendizes, foi possível analisar quais são as ideias históricas desses educandos sobre as questões de gênero. pt_BR
dc.description.abstract In my educator trajectory was possible recognize a huge scarcity, in the learning history books contents, relative to female gender and their contribution in the humanity history. Oftentimes this works show only few images and short comments about female participation in the history.Therefore, women practically became invisible in this kind of learning material, usually written by man and that approach mainly men histories. Starting with this issue, I searched some strategies to reflect together with my students about gender questions. After all, this are necessary issues to problematized with students, because it say a lot the way we live and the relations that we establish today. In this way, it is emphasized that this pedagogical experience was developed in the school year of 2013, with ninth year B class (eighth grade) from Cidade do Rio Grande municipal school of basic education (CAIC/FURG), located in Rio Grande (RS) town. And this class was composed for six female teenagers and four male teenagers aged between fourteen and sixteen years. Highlight that this dissertation is an interpretation of the research results, by means of qualitative and quantitative approach, about this students narrative around the female gender starting for Brazilian film productions used in history teaching. This way, making them realize how they are participative individuals able to interpret, question and relate the society that they are inserted with questions submitted in the film productions worked in class. On this account, the vision that the individual acquires about the reality constitutes since them interaction with others and with the environment. Therefore, basedon Acorda Raimundo, Acorda! (Alfredo Alves, 1990), Vida Maria (Márcio Ramos, 2006), Filhas do Vento (JoélZitoAraújo, 2005) and Olga (Jayme Monjardim, 2004) movie exposure as well in the achievements of the tasks, research in documents, participants observation and in the interpretation of the realized interviews, through the oral history with the apprentices, was possible analyze which are the historical ideas of this students about the gender questions. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Gênero feminino pt_BR
dc.subject Filmes pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Feminine genre pt_BR
dc.subject Movies pt_BR
dc.title Ser Amélia não me completa: um debate sobre gênero através do cinema brasileiro como recurso no Ensino de História pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICHI - Mestrado Profissional em História
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