Ensino de História na educação básica dos quilombolas discentes da FURG : vivências e reflexões

Silva, Paulo Gutemberg de Noronha

Abstract:

 
Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as narrativas dos discentes Quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com delimitação temporal dos ingressantes entre os anos de 2014 a 2017, tanto de graduação, quanto de pós-graduação, que por meio de suas reminiscências e vivências estudantis na Educação Básica na disciplina de História, nos permitiu observar sua aplicabilidade, implementação e consequente contribuição para direcionar assim os processos mentais fundamentais, na perspectiva da produção de experienciação, interpretação e orientação em forma de pensamento, identidade e sentido histórico para a vida prática, no Ensino de História do negro no Brasil. O caminho metodológico desta pesquisa foi o da História Oral, através da utilização de História Oral temática e História Oral de vida, por tratar os sujeitos colaboradores desta pesquisa como documentação viva. Optamos pela perspectiva da História do Tempo Presente, com relação à aplicação do Ensino de História do Negro no Brasil. Após completar quinze anos, a Lei nº 10.639/2013 que tornou obrigatório o Ensino de História do Negro no Brasil, História da África e de Cultura Afro-Brasileira, é perceptível que a referida lei possibilitou a incorporação destas temáticas por muito tempo silenciado no Brasil. As narrativas colhidas para esta pesquisa, através de depoimentos e entrevistas semi semi-estruturadas , apresentaram e evidenciaram os resultados na direção de que ainda estão distantes de uma inclusão plena da efetivação da temática de Inclusão do Ensino de História do Negro no Brasil e, consequentemente dos Quilombos e Quilombolas, História da África e Cultura Afro Afro-Brasileira, transcorridos durante seus respectivos processos estudantis e nas histórias de vida desses egressos da Educação Básica.
 
This dissertation aims to identify and analyze the narratives of the Quilombola students of the Federal University of Rio Grande - FURG, with the temporal delimitat ion of the students from 2014 to 2017, both undergraduate and postgraduate, who through their reminiscences and student experiences in Basic Education in the History discipline, allowed us to observe their applicability, implementation and consequent contr ibution to direct the fundamental mental processes, from the perspective of the production of experience, interpretation and orientation in the form of thought, identity and historical sense for practical life, in the teaching of black history in Brazil. The methodological path of this research was the Oral History, through the use of thematic Oral History and Oral History of life, as it treated the collaborating subjects of this research as living documentation. We opted for the perspective of the History of the Present Time, regarding the application of Black History Teaching in Brazil. After completing fifteen years, Law No. 10.6310.639/2013 that made the teaching of Black History in Brazil, History of Africa and Afro-Brazilian Culture compulsory, it is notice able that this law made possible the incorporation of these themes long silenced in Brazil. The narratives collected for this research, through testimonials and semi semi-structured interviews, presented and highlighted the results in the direction that they are still far from a full inclusion of the inclusion of Black History Teaching in Brazil and, consequently, the Quilombos and Quilombolas, African History and Afro-Brazilian Culture, which took place during their respective student processes and in the lif e histories of these students of Basic Education.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História