dc.contributor.advisor |
Rodriguez, Barbara Denicol do Amaral |
|
dc.contributor.author |
Torma, Luciano da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-24T19:58:24Z |
|
dc.date.available |
2020-09-24T19:58:24Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
TORMA, Luciano da Silva. Funções trigonométricas no ensino médio: construindo uma paisagem utilizando o software Graphmatica. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9052 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma proposta diferenciada, voltada para o Ensino Médio, onde são abordados conceitos básicos de funções trigonométricas. Para atingir esse objetivo, foi elaborada uma atividade prática, desenvolvida com o auxílio de um software gráfico computacional, o Graphmatica (versão 2.4b). Através da construção de uma paisagem, os estudantes são conduzidos, naturalmente, às explorações trigonométricas e, da mesma maneira, à mídia digital utilizada. Pretende-se, dessa forma, auxiliar os discentes a compreender a estruturação conceitual das funções trigonométricas aplicadas no cotidiano e seus comportamentos singulares. Essa abordagem prática e aplicada, que se opõe à tradicional, busca uma nova maneira de ensinar e aprender tais funções, que são consideradas um tema complexo durante a vida educacional do aluno no ensino básico. Também se propõem três problemas contextualizados adaptados e resolvidos com o auxílio do Graphmatica. Pode-se usar estes problemas na interdisciplinaridade, uma vez que, abrangem os seguintes temas: marés, respiração e pressão arterial. Dessa forma, complementam a proposta didática. Relata-se também, a aplicação da construção da paisagem em duas turmas distintas, uma de Ensino Médio e outra do primeiro semestre de um curso do Ensino Superior, bem como se discutem os resultados obtidos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents a different proposal, geared to the high School, where they discuss the basic concepts of trigonometric functions. To achieve this goal, they designed a practical activity, developed with the aid of a graphics software, computational the Graphmatica (version 2.4 b). Through the construction of a landscape, students are led, naturally, to the explorations trigonometric, and in the same way, the digital media used. It is intended, in this way, assist the students to understand the structuring conceptual knowledge of the trigonometric functions applied in daily life, and their behaviors and natural.This approach is practical and applied, as opposed to the traditional, search for a new way to teach and learn such functions, which are considered to be a complex topic during the life of the student educational in basic education. We also propose three problems contextualized adapted and resolved with the aid of Graphmatica. You can use these problems in interdisciplinarity, a time, cover the following topics: tides, breathing, and blood pressure. In this way, complement the proposed didactic. It is reported also, the application of the construction of the landscape into two groups distinct, a Middle School and another in the first half of a course of Higher Education, as well as discuss the obtained results. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Funções trigonométricas |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometric functions |
pt_BR |
dc.subject |
Graphmatica |
pt_BR |
dc.title |
Funções trigonométricas no ensino médio : construindo uma paisagem utilizando o software Graphmatica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |