Abstract:
O trabalho de pesquisa a seguir intenciona discutir as possibilidades pedagógicas a partir de experiências concretas com análise de filmes considerados históricos com turmas de alunos do Ensino fundamental. Tendo por base a obra cinematográfica do cineasta e escritor gaúcho Tabajara Ruas, com destaque especial aos filmes Netto Perde sua Alma e Netto e o Domador de Cavalos, procura-se verificar de que forma a utilização das citadas obras fílmicas contribuem de forma significativa para o ensino e a aprendizagem da História do Rio Grande do Sul, com turmas de diferentes adiantamentos da Educação Básica. Busca-se discutir, dessa forma, os limites e as possibilidades que a relação cinema e história, ou cinema-história como preferem alguns especialistas do campo, podem vir a colaborar com a ampliação da noção de conhecimento histórico prevista para estudantes brasileiros, e rio-grandenses em especial, ainda no Ensino Fundamental.
The following research work intends to discuss the pedagogical possibilities from concrete experiences with analysis of films considered historical with classes of students of Elementary School. Based on the cinematographic work of the Gaucho filmmaker and writer Tabajara Ruas, with special emphasis on the films Netto Perde seu Alma and Netto and the Domador de Cavalos, we try to verify how the use of the above mentioned film works contribute significantly to the teaching and learning of the History of Rio Grande do Sul, with classes of different advances of Basic Education. In this way, the aim is to discuss the limits and possibilities that the relationship between cinema and history, or cinema-history as some field experts prefer, can contribute to the expansion of the notion of historical knowledge foreseen for Brazilian students, especially in the elementary school.