História, memória e fotografia: reconhecimentos e re-memorações sobre o passado

Piassarollo, Daiane dos Santos

Abstract:

 
Esta dissertação de mestrado discorre a respeito das potencialidades de experiências com o passado, a partir do olhar sensível sobre fotografias do acervo do Museu Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Nesta proposta, a fotografia é abordada sob a perspectiva do Ensino de História. O olhar sensível sobre esse objeto como possibilidade para experiências com o passado constitui a temática desta pesquisa. Nesse contexto, a instituição museológica se oferece como ambiente de aprendizagens históricas. E a partir dessa hipótese, orientamos nossa pesquisa com vistas a refletirmos sobre como uma instituição museológica, com acervo fotográfico, mobiliza e promove experiências com o passado. A partir dessas reflexões, investigamos a possibilidade da constituição de uma dimensão estética do aprender pautada no olhar sensível mobilizado pelos objetos expostos no museu. Ao final construímos um produto composto por um livreto digital e um aplicativo de realidade aumentada alimentado com imagens selecionadas do acervo fotográfico da referida instituição, bem como imagens registradas da Cidade do Rio Grande, de forma a potencializar e dar visibilidade para tais experiências.
 
This master's dissertation discusses the potential of experiences with the past, from the sensitive look at photographs of the collection of the Ricardo Giovannini Municipal Photo Library. In this proposal, photography is approached from the perspective of History Teaching. The sensitive look at this object as a possibility for experiences with the past is the theme of this research. In this context, the museum institution offers itself as an environment of historical learning. And from this hypothesis, we orient our research in order to reflect on how a museological institution, with a photographic collection, mobilizes and promotes experiences with the past. From these reflections, we investigated the possibility of the constitution of an aesthetic dimension of learning based on the sensitive look mobilized by the objects exhibited in the museum. At the end we built a product consisting of a digital booklet and an augmented reality application fed with selected images from the photographic collection of said institution, as well as registered images of Rio Grande City, in order to enhance and give visibility to such experiences.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História