dc.contributor.advisor |
Prado, Daniel Porciuncula |
|
dc.contributor.author |
Ferri, Sabrina Formagio |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-24T20:34:59Z |
|
dc.date.available |
2020-09-24T20:34:59Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
FERRI, Sabrian Formagio. As interfaces entre o estudo literário, histórico e ambiental na obra "Walden ou a vida nos bosques": uma reflexão com discentes do sexto ano da educação básica. 2019. 96 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9058 |
|
dc.description.abstract |
Na presente pesquisa, propõem-se analisar como a Literatura pode ser aliada no estudo de contextos históricos de discentes do sexto ano do ensino fundamental II em uma escola privada, em Rio Grande, bem como esses estudantes se apropriam dos saberes sobre a História Ambiental e de que forma constroem suas aprendizagens históricas diante da relação passado e presente. Para que esse estudo tomasse forma, no processo de desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado: o livro "Walden ou a Vida nos Bosques" de Henry D. Thoreau. A população desse estudo foi constituída por alunos de sexto ano de escolaridade, sendo um grupo de 30 estudantes, em que as disciplinas de Língua Portuguesa e inglesa são lecionadas pela autora deste projeto. Trata-se de discentes da escola Adventista do Rio Grande, localizada na cidade de Rio Grande/RS. As metodologias desenvolvidas foram a de "Aula- Oficina" (BARCA, 2001) apresentada pela autora Isabel Barca, que consiste em o professor selecionar o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, e proporcionar ao estudante a possibilidade de levantar hipóteses sobre o que ele sabe ou não desse tema, realizando comparações e inferências, através de diversas atividades como o uso de questionários de interpretação de fontes históricas e atividades em grupo e pesquisas, e a de interdisciplinaridade (LENOIR, 1998) proposta por Yves Lenoir, na qual há a concepção de que ensino é composto como um todo e não a partir de uma fragmentação proposta pelos estudos isolados das disciplinas. Mediante a análise dos objetivos é possível dizer que a proposta inicial de trabalhar-se a interdisciplinaridade, entre Língua Portuguesa e História, em sala de aula, a partir do livro "Walden ou a Vida nos Bosques" foi atingida, além disso, não só as disciplinas de História e Língua Portuguesa foram contempladas nas metodologias interdisciplinares propostas, mas também as disciplinas de Ciências e Geografia contribuíram para que a compreensão dos alunos fosse mais abrangente sobre o estudo proposto. Além disso, foram elaborados planos de aula que podem servir como base de aulas interdisciplinares que busquem uma interação com o campo de estudo da História Ambiental e um pequeno depoimento dos alunos sobre as atividades realizadas, que está disponível em CD, junto dessa dissertação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In the present research, it propose to analyze how literature can be allied in the study of historical contexts of students of the sixth year of elementary school II in a private school in Rio Grande, and how these students appropriating the knowledge about the Ambient History and how they build their historical learning in relation to the past and present relationship. For this study to take shape, in the process of developing the research, it was used: the book "Walden or the Life in the Woods" by Henry Thoreau. The population was sixth grade students, of the 30 students. They are Rio Grande Adventist Schools students, in the Rio Grande city. The methodology was a "Aula Oficina" by Isabel Barca (BARCA, 2001), which consists of the teacher selecting the content to will be taught in the classroom, and the student have the possibility to raise hypotheses about what he knows or does not know about it, the students are making comparisons and inferences, through various activities such as the use of questionnaires for interpretation of historical sources and group activities and research. Through the analysis of the objectives it is possible to say that the objectives that were initially planned were achieved and, besides, not only the History and Portuguese Language subjects were contemplated in the proposed interdisciplinary methodologies, but also the Science and Geography subjects. In addition, lesson plans have been developed that can serve as the basis for interdisciplinary classes that seek interaction with the field of study of environmental history. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
História e Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
History and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.title |
As interfaces entre o estudo literário, histórico e ambiental na obra "Walden ou A vida nos bosques": uma reflexão com discentes do sexto ano da educação básica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |