dc.contributor.advisor |
Matos, Júlia Silveira |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Alessandra Farias |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-24T20:52:13Z |
|
dc.date.available |
2020-09-24T20:52:13Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Alessandra Farias. O ensino de História nos anos iniciais : um estudo sobre educação histórica e de como os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. 2018. 91 f. Dissertação ( Mestrado Profissional de História ) - Programa Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9063 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. Ademais, propõem-se a explicar a partir da educação histórica o que elas são capazes de relacionar com suas práticas diárias, com suas vidas e, como constroem suas experiências do/com tempo. Além disso, buscamos também refletir sobre o uso desse material pelos professores dos Anos Iniciais e suas formas de planejamento, o que será necessário a construção de um questionário para aferir sobre estas questões, principalmente pelo fato de que a formação inicial destes professores não se dá na graduação de História e sim em Pedagogia ou no Normal de Nível Ensino Médio (o antigo curso de Magistério). Para tal reflexão, foram realizados estudos sobre a constituição da consciência histórica com base na teoria de Jörn Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica. A metodologia utilizada neste projeto foi Estudo de Caso, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, análise documental, e o aporte da história oral (ALBERTI, 2010) com os professores, visando conhecer quais suportes didáticos são utilizados em seu cotidiano, através de estudos de caso sobre o currículo e dos livros didáticos. Para a produção das fontes foram aplicados questionários e realizadas intervenções numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da escola municipal França Pinto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. Ademais, propõem-se a explicar a partir da educação histórica o que elas são capazes de relacionar com suas práticas diárias, com suas vidas e, como constroem suas experiências do/com tempo. Além disso, buscamos também refletir sobre o uso desse material pelos professores dos Anos Iniciais e suas formas de planejamento, o que será necessário a construção de um questionário para aferir sobre estas questões, principalmente pelo fato de que a formação inicial destes professores não se dá na graduação de História e sim em Pedagogia ou no Normal de Nível Ensino Médio (o antigo curso de Magistério). Para tal reflexão, foram realizados estudos sobre a constituição da consciência histórica com base na teoria de Jörn Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica. A metodologia utilizada neste projeto foi Estudo de Caso, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, análise documental, e o aporte da história oral (ALBERTI, 2010) com os professores, visando conhecer quais suportes didáticos são utilizados em seu cotidiano, através de estudos de caso sobre o currículo e dos livros didáticos. Para a produção das fontes foram aplicados questionários e realizadas intervenções numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da escola municipal França Pinto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Anos iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização Histórica |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Early Yeary |
pt_BR |
dc.subject |
Historical Education |
pt_BR |
dc.subject |
Historical Literacy |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de História nos anos iniciais : um estudo sobre educação histórica e de como os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |