Abstract:
Neste trabalho, apresenta-se uma metodologia de inserção da Teoria dos Grafos noEnsino Médio através de uma ferramenta computacional de aprendizagem. A importância em desenvolver metodologias de ensino que se adequem aos conhecimentos dos alunos e a busca por um ensino de qualidade sao fatores que motivaram a realização dessa pesquisa. Contemplar o estudo da Teoria dos Grafos como parte do ensino da Matemática e na resolução de problemas tornará os estudantes mais preparados para um mundo, onde cada vez mais, é valorizada a capacidade de interpretação, raciocínio lógico e conhecimento aplicado. No campo das Tecnologias da Informação e Comunicação existe um amplo ferramental para desenvolvimento de atividades de ensino. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), definidos como quaisquer recursos digitais reutilizáveis que auxiliem na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimulem o desenvolvimento de capacidades pessoais, como imaginação e criatividade, são um exemplo de ferramenta nessa área de pesquisa. O OVA foi desenvolvido baseado em problemas relacionados ao dia-a-dia do estudante. O estudo da Teoria dos Grafos, quando aplicada a problemas do cotidiano, pode permitir ao aluno explorar diversas propriedades Matemáticas. No contexto deste trabalho é estabelecida uma relação entre Grafos, Matrizes e Análise Combinatória, conteúdos do Ensino Médio. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a viabilidade do uso dessa ferramenta com estudantes do 3 anodo Ensino Médio em duas escolas públicas, situadas na cidade de Rio Grande - RS.
This work presents a metodology to insert the Graph Theory in the high school bylearning computational tool. The importance to develop educational methodologies thatadapt the students knowledge and look for quality teaching are factors that motivate thisresearch. Studing the Graph Theory in the Mathematics and in the problems solutioncould prepare the students for the world, where the capacity of interpretation, logicalreasoning and the applied knowledge are more valued. In the Information ComunicationTechnologies (ICT) there are a large number of tool to develop the educational ativities.The Virtual Learning Objects (VLO), defined as a digital reusable resource, can helpthe students to learn some concepts and, in the same time, to encourage in developingof personal abilities, as criativity and imagination. The developed VLO was based instudents daily problems. The Graph Theory studies, when applied in daily problems,could provide to students the exploration of many mathematical properties. In thisresearch, we are established a connexion between Graphs, matrixes and combinatorialanalisys with high school contents. This research has as goal to measure the viabilityto use this kind of tool with students of 3rd year of High School in two public schools,located in Rio Grande city - RS.