Show simple item record

dc.contributor.advisor Poffal, Cristiana Andrade
dc.contributor.author D Ávila, Cássia Gonçalves
dc.date.accessioned 2020-10-04T22:13:38Z
dc.date.available 2020-10-04T22:13:38Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation D ÁVILA, Cássia Gonçalves. Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. 2018. 99f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9101
dc.description.abstract Esta dissertação busca voltar à atenção dos educadores para a utilização de quatro metodologias de ensino: Situações Problema, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Matemática e Material Concreto, tendo como objetivo apresentar atividades diferenciadas envolvendo o estudo de funções exponenciais e logarítmicas. Estas ferramentas visam despertar o interesse e a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de verificar a eficiência de tais estratégias didáticas no ensino da Matemática, realizou-se uma pesquisa com alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os resultados obtidos sugerem que os recursos didáticos utilizados são cativantes e capazes de aproximar o mundo matemático dos discentes. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation intends to show the use of four teaching methodologies: problem solving, information and communication technologies, History of Mathematics and manipulatives. This study aims to present differentiated activities involving the teaching of exponential and logarithmic functions. The use of these methodologies should enhance students interest on the learning process. In order to verify the efficiency of the practice and the didactic strategies applied to build the activities, students of the first year of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) were invited to solve them. The results obtained suggest that the didactic resources used are attractive and capable of bringing the mathematical world closer to the students. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Situações problema pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação e comunicação pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Material concreto pt_BR
dc.subject Régua de cálculo pt_BR
dc.subject Funções exponenciais pt_BR
dc.subject Funções logarítmicas pt_BR
dc.subject Problem situations pt_BR
dc.subject Information and communication technologies pt_BR
dc.subject History of mathematics pt_BR
dc.subject Concrete material pt_BR
dc.subject Slide rule pt_BR
dc.subject Exponential functions pt_BR
dc.subject Logarithmic functions pt_BR
dc.title Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
  • Show simple item record