dc.contributor.advisor |
Poffal, Cristiana Andrade |
|
dc.contributor.author |
D Ávila, Cássia Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-04T22:13:38Z |
|
dc.date.available |
2020-10-04T22:13:38Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
D ÁVILA, Cássia Gonçalves. Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. 2018. 99f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9101 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação busca voltar à atenção dos educadores para a utilização de quatro metodologias de ensino: Situações Problema, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Matemática e Material Concreto, tendo como objetivo apresentar atividades diferenciadas envolvendo o estudo de funções exponenciais e logarítmicas. Estas ferramentas visam despertar o interesse e a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de verificar a eficiência de tais estratégias didáticas no ensino da Matemática, realizou-se uma pesquisa com alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os resultados obtidos sugerem que os recursos didáticos utilizados são cativantes e capazes de aproximar o mundo matemático dos discentes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation intends to show the use of four teaching methodologies: problem solving, information and communication technologies, History of Mathematics and manipulatives. This study aims to present differentiated activities involving the teaching of exponential and logarithmic functions. The use of these methodologies should enhance students interest on the learning process. In order to verify the efficiency of the practice and the didactic strategies applied to build the activities, students of the first year of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) were invited to solve them. The results obtained suggest that the didactic resources used are attractive and capable of bringing the mathematical world closer to the students. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Situações problema |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Material concreto |
pt_BR |
dc.subject |
Régua de cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
Funções exponenciais |
pt_BR |
dc.subject |
Funções logarítmicas |
pt_BR |
dc.subject |
Problem situations |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
History of mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Concrete material |
pt_BR |
dc.subject |
Slide rule |
pt_BR |
dc.subject |
Exponential functions |
pt_BR |
dc.subject |
Logarithmic functions |
pt_BR |
dc.title |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |