Show simple item record

dc.contributor.advisor Mattos, Viviane Leite Dias de
dc.contributor.author Viana, Karine Dutra
dc.date.accessioned 2020-11-19T12:28:39Z
dc.date.available 2020-11-19T12:28:39Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation VIANA, Karine Dutra. Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Instituto de matemática, estatística e física. Universidade Federal do Rio Grande, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9183
dc.description.abstract A satisfação é uma variável que depende de inúmeras características que variam de individuo para individuo, o que dificulta consideravelmente a sua mensuração. Alguns métodos são comumente utilizados na literatura para mensurar esta variável. No entanto, o foco deste trabalho é testar o modelo Coppe-Cosenza fuzzy de análise hierárquica, que foi inicialmente desenvolvido para tomada de decisão de localizações industriais. A proposta de modelagem apresentada consistiu em modificar operadores e incorporar algumas propriedades dos controladores fuzzy a este modelo com a pretensão de obter melhor precisão em seus resultados. Para tais procedimentos, fez-se uso de alguns softwares, desenvolveu-se um algoritmo de execução de operadores, utilizou-se de algumas equações de modelagem e ainda, um banco de dados proveniente de uma pesquisa da satisfação de usuários do transporte público de uma determinada região. Os resultados foram submetidos a algumas técnicas estatísticas, tais como: medidas descritivas, testes de normalidade, testes de hipótese não-paramétricos e coeficientes de concordância. Após a análise dos dados, nas condições verificadas, conclui-se que a proposta de modelagem do construto em estudo foi satisfatória, embora ainda necessite de alguns ajustes. pt_BR
dc.description.abstract The satisfaction is a variable that depends on numerous characteristics that vary from individual to individual, which makes its measurement very difficult. Some methods are commonly used in the literature to measure this variable. However, the focus of this study is to test the fuzzy Coppe-Cosenza model of hierarchical analysis, which was initially developed for decision-making in industrial locations. The proposed modeling consists of modifying operators and incorporating some properties of the fuzzy controllers to this model with the pretension of obtaining better precision in its results. For these procedures, some software was used, an algorithm for the execution of operators was developed, some modeling equations were used, and an already validated database from a survey of the satisfaction of public transport users Of a given region. The results were submitted to statistical techniques such as descriptive analyzes, normality tests and non-parametric hypothesis tests. After the analysis of the data, under the conditions verified, it is concluded that the modeling proposal of the construct under study was satisfactory, although still needs more studies in some points for better adjustments. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Análise de satisfação pt_BR
dc.subject Lógica fuzzy pt_BR
dc.subject Modelo hierárquico pt_BR
dc.subject Satisfaction analysis pt_BR
dc.subject Fuzzy logic pt_BR
dc.subject Hierarchical model pt_BR
dc.title Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado em Modelagem Computacional
  • Show simple item record