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dc.contributor.advisor Nascimento, Michelle Vasconcelos Oliveira do
dc.contributor.author Silva, Giselle Silveira da
dc.date.accessioned 2020-12-31T00:09:07Z
dc.date.available 2020-12-31T00:09:07Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SILVA, Giselle Silveira da. Representações de gênero na obra quarto de despejo. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9269
dc.description.abstract Em seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), Carolina Maria de Jesus, mulher negra, mãe de três filhos, catadora de material reciclável e com pouca escolaridade relata o dia-a-dia na favela do Canindé. Ao longo da obra, Carolina, além de se apresentar como personagem protagonista daquele diário, traça para o público a representação dos demais moradores da favela, a partir das relações de gênero e poder. Sendo assim, essa dissertação tem como objetivo analisar, partindo do viés da ginocrítica e dos Estudos de Gênero, as representações de gênero, femininas e masculinas, construídas através do discurso da autora no seu diário, o Quarto de Despejo, e de como ela, Carolina constrói a sua representação dentro deste espaço, levando em conta todas as particularidades acerca do gênero em questão e das vivências e contexto de produção dessa mulher. Para tanto, partindo do viés da ginocrítica, sob o olhar de Elaine Showalter, que compreende o sujeito feminino dentro de seu contexto de produção específico e de sua cultura particular, serão usados como referenciais teóricos os estudos acerca do diário enquanto gênero literário e escrita de si feminina, a partir de Michelle Perrot, Philippe Lejeune e Mercedez Arriaga Flórez, e das representações de gênero, estudos de gênero e relações de poder, a partir dos trabalhos de Simone de Beauvoir, Michel Foucault, Judith Butler e Marcela Lagarde. pt_BR
dc.description.abstract En su libro livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), Carolina Maria de Jesus, mujer negra, madre de tres hijos, cosechadora de materiales reciclables y con baja escolaridad cuenta el día a día en la favela del Canindé. A lo largo del trabajo, Carolina, además de presentarse como personaje protagonista de aquel diario, describe para el público la demás representaciones del barrio bajo, a partir de las relaciones de género y de poder. De esta forma, esa disertación tiene como objetivo analizar, desde el punto de vista de la ginocrítica y de los estudios de género, las representaciones de género, femeninas y masculinas, construidas a través del discurso de la autora en su diario, el Quarto de despejo, y de como ella, Carolina, construye a su propia representación dentro de este espacio, tomando en cuenta todas las particularidades acerca del género en cuestión y de las vivencias y el contexto de producción de esa mujer. Para tanto, desde el punto de vista del ginocrítica, bajo la mira de Elaine Showalter, que comprende el sujeto femenino dentro de su contexto de producción específico y de su cultura particular, utilizaremos como referencias teóricas los estudios sobre el diario mientras género literario y escritura de sí mismo femenina, desde Michelle Perrot, Philippe Lejeune y Mercedez Arriaga Flórez, y de las representaciones de género, estudios de género y relaciones de poder, desde los trabajos de Simone de Beauvoir, Michel Foucault, Judith Butler y Marcela Lagarde. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Carolina Maria de Jesus pt_BR
dc.subject Escrita autobiográfica pt_BR
dc.subject Representações de gênero e ginocrítica pt_BR
dc.subject Escritura autobiográfica pt_BR
dc.subject Representaciones de genero pt_BR
dc.subject Gynocriticism pt_BR
dc.title Representações de gênero na obra quarto de despejo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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