O “V de Gowin”: meio útil de organizar a estrutura e desenvolvimento da pesquisa em educação ambiental que utiliza a modelagem semiquantitativa VISQ-JAVA

Orsini, Ronaldo Nunes; Santos, Arion de Castro Kurtz dos

Abstract:

 
O artigo busca demonstrar a utilidade do “V de Gowin” na organização da estrutura e desenvolvimento da pesquisa que está sendo realizada pelo autor no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (EA) da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) intitulada: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA: estudo de casos com base no Modelo de Desenvolvimento Econômico (MDE) e nos Princípios da Dinâmica de Sistemas através de técnicas de modelagem computacional com o software VISQJAVA junto a alunos do IFRS4”. Para tanto, são apresentados os títulos dispostos no “V” como o domínio conceitual, o domínio metodológico, as questões básicas de pesquisa e o evento, uma vez que, esses tópicos fornecem uma visão geral da investigação e o processo desenvolvido para atingir os objetivos da pesquisa. Contudo, não é apreciado cada um dos itens que compõem os referidos títulos, por não ser este o foco do presente artigo. Ao final, recomenda-se o emprego do “V” em pesquisa de ensino/aprendizagem que utilizem modelagem computacional, visto que, ele orienta o pesquisador quanto à fase que se encontra a investigação, evitando assim que etapas importantes dos trabalhos sejam ignoradas ou que sobre elas não exista plena consciência.
 
The paper intends to demonstrate the utility of the “V of Gowin” in the research structure and development organization that is being accomplished by the author in the Postgraduation Program doctorate in Environmental Education (EA) of Rio Grande's Federal University (PPGEA/FURG) entitled: “APPLIED ENVIRONMENTAL EDUCATION: Study of cases based on the Model of Economic Development (MDE) and on the Systems Dynamics Principles through techniques of computational modeling with VISQ-JAVA software with students of IFRS”. The conceptual domain, the methodological domain, the basic questions of research and the event, are presented as placed titles in the “V” once these topics supply an investigation overview and the process developed to reach the research goals. However, it is not appreciated each one of the items that compose the referred titles, for not being this the present paper focus. At the end, it recommends the use of the “V” in the learning/teaching research that uses computational modeling, since, it guides the researcher regarding the phase that he is in the investigation, avoiding that important stages of the works be ignored or that about them there is not full consciousness.
 

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