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dc.contributor.author Vianna, João Carlos Torres
dc.contributor.author Santos, Arion de Castro Kurtz dos
dc.date.accessioned 2011-08-26T19:53:30Z
dc.date.available 2011-08-26T19:53:30Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation VIANNA, João Carlos Torres; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Utilização do modelo mundo3 para conhecer como processos dinâmicos são entendidos na formação agronômica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 18, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol18/art27v18a10.pdf>. Acesso em 26 ago. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/940
dc.description.abstract O presente artigo é parte de uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Produção Vegetal da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no Rio Grande do Sul. O sistema complexo representado no Mundo3, traduzido para o Português e adaptado por Vianna (2005), modelado com o software STELLA (Laboratório de Aprendizagem Experimental com Animação para o Pensamento Sistêmico), vem historicamente exibindo taxas crescentes de população, saída industrial, produção de comida e uso de recursos. Este tem por objetivo a geração de cenários que mostrem tendências e ajudem a se pensar de forma sistêmica. Foi realizado um trabalho exploratório, junto a professores e alunos tendo como base um questionário construído a partir do modelo Mundo3 onde partes do Setor Agricultura foram transformadas em frases afirmativas ou negativas, seguidas de uma escala tipo Likert. As questões de pesquisa propostas diziam respeito: às condições necessárias para a sustentabilidade da agricultura regional; aos principais cenários obtidos para a (in)sustentabilidade; a comparação das representações de alunos e professores com o modelo Mundo3; a existência de pensamento sistêmico; o possível distanciamento entre Agronomia e Ecologia, que impossibilitaria a existência da visão de biosfera e de agro-ecossistema. Resultados sugerem que o modelo Mundo3 é uma ferramenta útil para estudos que tenham como meta conhecer o comportamento e a integração de sistemas e subsistemas dinâmicos, e que existem muitas conexões que precisam ser melhor estudadas para que a agricultura possa ser pensada de forma sustentável e os impactos causados pela produção de alimentos fiquem dentro capacidade de suporte da biosfera. Embora o grupo que respondeu o questionário não tenha interagido diretamente com o modelo, a partir das respostas foi possível recriar cenários agregando alguns ajustes sugeridos. Existem indícios do pensamento sistêmico tendo em vista a percepção de elos de retroalimentação pelo grupo pesquisado. Parecem existir dificuldades de percepção de que o meio ambiente tem uma capacidade produtiva própria, que precisa ser compreendida para ser explorada de maneira que os limites dos ecossistemas sejam respeitados e a saúde destes preservada. Existem alguns pontos que devem ser motivo de futuros trabalhos de pesquisa, e foram sugeridos pelos pesquisadores alguns ajustes ao modelo Mundo3. pt_BR
dc.description.abstract This paper is part of a PhD thesis from the post-graduation program in Agronomy and Vegetable Production from Federal University of Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul, Brazil. The complex system represented in World3, translated to Portuguese and adapted by Vianna (2005), modeled with the STELLA software (Structural Thinking Experimental Learning Laboratory with Animation), has shown growing population rates, industrial output, food production and use of resources. The model aims the creation of scenarios that show tendencies and help to think in a systemic way. It was carried out an exploratory work with teachers and students having as basis a questionnaire built from the World3 model where parts of the Agricultural Sector were transformed in affirmative or negative sentences, followed by a Likert scale. The research questions proposed concerned: the necessary conditions for sustainability of the regional agriculture; the main scenarios obtained for the (un)sustainability; a comparison between students and teachers representations with World3 model; the existence of system thinking; the possible gap between agronomy and ecology, that makes impossible the existence of the biosphere and agricultural ecosystem view. Results suggest that the World3 model is a useful tool for studies which aim to know the behavior and interconnection of the dynamical systems and subsystems, and that there are many connections which need to be better understood for that the agriculture may be thought in a sustainable way and the impacts caused by the food production stay inside the carrying capacity of the Biosphere. Despite the group that answered the questionnaire did not interact directly with the model, from the answers it was possible to recreate scenarios aggregating some suggested adjusts. There are evidences of system thinking because the feedback loops were noticed by the researched group. It seems that there are difficulties of perception that the environment has its own capacity of production which need to be understood to be explored in a way that the limits of the ecosystems are respected and the health of theses systems preserved. There are some items that must motivate future research works, and some adaptation in the World3 model were suggested by the researchers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Pensamento sistêmico pt_BR
dc.subject Retroalimentação pt_BR
dc.subject Mundo3 pt_BR
dc.subject STELLA pt_BR
dc.subject Agricultura pt_BR
dc.subject Agro-ecossistema pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject System thinking pt_BR
dc.subject Feedback pt_BR
dc.subject World3 pt_BR
dc.subject Agriculture pt_BR
dc.subject Agricultural ecosystem pt_BR
dc.title Utilização do modelo mundo3 para conhecer como processos dinâmicos são entendidos na formação agronômica pt_BR
dc.type article pt_BR


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