dc.contributor.author |
Coimbra, Luiz Alexandre Souza |
|
dc.contributor.author |
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka |
|
dc.contributor.author |
D’Avila, Lívia Castro |
|
dc.contributor.author |
Bonato, Samuel Vinícius |
|
dc.contributor.author |
Leite, Felipe Kopp |
|
dc.contributor.author |
Gibbon, Artur Roberto de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Medeiros, Jorge Luis Braz |
|
dc.contributor.author |
Schroeder, Eliza Antonini |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-28T19:06:51Z |
|
dc.date.available |
2021-07-28T19:06:51Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
Coimbra, Luiz Alexandre Souza et al. Mapeamento de processos e falhas no fluxo de serviços: estudo no setor de construção das plataformas petroleiras. In: MARTINS, Ernane Rosa (org). Engenharia de Produção: Planejamento e Controle da Produção em Foco - Volume 2. Guarujá: Científica Digital, 2021. p. 122-144. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/articles/210304029.pdf. Acesso em: 6 jun. 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9594 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo trata-se de uma abordagem que busca identificar, desenhar, medir,
monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio nas organizações que trabalham
ou prestam serviços Aduaneiros e Logísticos para construção de Plataformas
Petrolíferas. A ideia é alinhar os processos de negócio à estratégia da organização
para que ela obtenha o desempenho desejado. Este trabalho aborda questões sobre
identificação de falhas, problemas, execução, fluxograma e mapeamento de processo,
de forma, a monitorar, documentar e controlar o fluxo aduaneiro de importação. Para
isso, foi feito um trabalho “proposição de planos”, de cunho qualitativo, a saber: estudo
de caso. Os dados foram coletados através de observação participante, entrevistas e
conversa do cotidiano, na Cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul, no período de
março a junho de 2017. Os dados coletados foram organizados, preparados e analisados,
desde a transcrição das entrevistas em arquivo pdf, como também, as notas de
observação, notas das conversas do cotidiano digitalizadas, áudios e vídeos arquivados.
Como principais resultados, encontrou-se falhas entre os fornecedores, os clientes e o
próprio prestador do serviço, nestes destacam-se: (i) demora na análise documental; (ii)
falta de um banco de dados com descrições de materiais já cadastrados anteriormente;
(iii) erros de registro por falta de comunicação e compreensão da utilidade da planilha
de registro; (iv) valor cobrado pela prestação de serviço não condiz com que é vendido;
(v) a percepção do cliente quanto aos usos internos das ferramentas pelo prestador de
serviço; (vi) falta de esclarecimento e base legal de assuntos como consultoria; e (vii)
Falta de proatividade e atraso nos registros. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Científica Digital |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Mapeamento de processos |
pt_BR |
dc.subject |
Fluxograma |
pt_BR |
dc.subject |
Identificação de falhas |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento de processos e falhas no fluxo de serviços: estudo no setor de construção das plataformas petroleiras |
pt_BR |
dc.type |
bookPart |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.37885/210304029 |
pt_BR |