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dc.contributor.author Kunz, Jaciel Gustavo
dc.date.accessioned 2021-08-23T22:00:48Z
dc.date.available 2021-08-23T22:00:48Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation KUNZ, Jaciel Gustavo. A estruturação da rede técnica de transporte aéreo, as funções nodais dos aeroportos e o turismo. Geografia em Atos, São Paulo, v. 1, n. 14, p. 17-35, jan./jun. 2014. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/2041/pdfjk. Acesso em: 21 jun. 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 1984-1647
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9607
dc.description.abstract O transporte aéreo de passageiros turistas vem adquirindo relevância socioeconômica e científica. Porém, constata-se uma escassez na produção do conhecimento a esse respeito. Em vista disso, elegeu-se um recorte, expresso por meio do objetivo geral do trabalho, que é o de retomar a discussão teórica acerca de fatores de ordem territorial e socioeconômica que convergem para que os aeroportos consolidem-se em suas funções nodais junto à rede técnica de transporte aéreo, em sua interface com o turismo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de corte qualitativo, envolvendo levantamento documental e revisão da literatura. Sob o enfoque da dinâmica territorial e da atividade turística, os aeroportos hubs – e as cidades onde se situam – podem ser abordados como nós de uma rede global de transporte aéreo, que se densifica e se adapta continuamente, de acordo com ditames corporativos e estatais. Se, por um lado, as redes permitem a existência e a intensificação dos fluxos de turistas, por outro, essas redes só expandem-se à medida que a estratégia corporativo-territorial dos hubs é adotada pelas companhias aéreas, podendo, ou não, haver o respaldo do trade turístico como um todo. Não se pode olvidar do destacado papel do aeroporto como objeto técnico e como fixo que, junto aos fluxos, permitirá essa dinâmica. pt_BR
dc.description.abstract The transportation of passengers/tourists is becoming more socially, economically and scientifically relevant. In the other hand, appears the lack of knowledge production around it. Thus, it was elected a delimitation which is expressed through a general goal. The goal is to reiterate the theoretical discussion about the territorial, social and economical factors which contribute to consolidate airports´ nodal functions on transportation network by relating them to tourism. A bibliographic and qualitative research was done. It included documentary research and review of literature. Under territorial dynamic and tourist activity focus, hub airports and the cities where they are might be approached as nodes of a global air transport network which gets thick and fits to corporative and territorial orders continuously. This network provides the existence and intensification of tourist flows. However, the network is expanded as corporative and territorial strategy of hubs is adopted by airlines. This strategy may be supported by tourist companies. An important role is performed by airports, which are technical and fix objects. Along to fluxes, airports allow these processes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Território pt_BR
dc.subject Redes técnicas pt_BR
dc.subject Transporte turístico aéreo pt_BR
dc.subject Aeroportos pt_BR
dc.subject Funções nodais pt_BR
dc.subject Territory pt_BR
dc.subject Technical network pt_BR
dc.subject Air tourist transportation pt_BR
dc.subject Airports pt_BR
dc.subject Nodal functions pt_BR
dc.title A estruturação da rede técnica de transporte aéreo, as funções nodais dos aeroportos e o turismo pt_BR
dc.title.alternative The structuration of thecnical air transportation network, airports nodal functions and tourism pt_BR
dc.type article pt_BR


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