Turismo, lazer urbano e megaeventos esportivos: analisando as atividades do Boulevard Olímpico Rio 2016

Farias, Wynne Gonçalves; Kunz, Jaciel Gustavo

Abstract:

 
Além de competições esportivas, foram também idealizadas, para as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, atividades de lazer e entretenimento para o público geral (moradores e turistas). Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar tais atividades como produção/consumo do espaço urbano. Os objetivos específicos são elencar as atividades promovidas, descrevê-las e categorizá-las. Para tal, estudou-se o conteúdo do site do Boulevard Olímpico por meio do software de análise qualitativa NVivo© . Enfatiza-se que as atividades se concentraram no perímetro do Boulevard referente ao Porto Maravilha, área então recém-qualificada. Foram três os eixos categoriais para a análise, quais sejam: lazer, eventos e espaço urbano. Dentre as numerosas atividades (28), a mais frequente foi a de apresentação (13). Já dentre as distintas motivações para as atividades, elas foram principalmente de interesse social (Dumazedier, 2008). Em termos da organização do evento, esse contou com patrocínio de marcas globais, mas também parcerias com segmentos culturais da cidade. Por fim, considera-se que as atividades proporcionadas, além de terem sido possibilidades de apropriação temporária do espaço urbano em termos de uma sociabilidade, não deixam de ser permeadas por interesses de reprodução capitalista, ao se inserem no contexto de um megaevento esportivo. Há, nessa dinâmica, alta seletividade espacial, bem como articulações locais, nacional e global.
 
Besides sport competitions, some leisure and entertainment activities were also idealized for a general audience during Olympics and Paralympics period. Being so, the aim of this paper is to analyze such actives as urban space's production and consumption. The specific goals are to cast the activities promoted, describe and categoryze them. To get this, the content from Olympic Boulevard website was studied through NVivo© qualitative analysis software. It is highlighted that the actives were concentrated along Porto Maravilha Boulevard's perimeter, an area which had been just qualified. Three were the categorical axes for analysis: leisure, events and urban space. Among several activies (28), the most frequent type was the shows. In addition, the themes of these activies were predominately social-based (Dumazedier, 2008). In terms of the event's planning, this counted on the sponsorship of global brands, as well as partnerships with local cultural segments. Finally, it is argued that the activies promoted were possibilities of urban space's appropriation in terms of sociability. Nonetheless, they are permeated by capitalist reproduction's interests, as they are inserted in the context of a sport mega event. In this dynamic, there is high spatial selectivity besides local, national and global links.
 

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