Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
Abstract:
Este artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física.