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dc.contributor.author Santos, Arion de Castro Kurtz dos
dc.date.accessioned 2011-09-07T04:49:32Z
dc.date.available 2011-09-07T04:49:32Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Complexidade e a utilização de ferramentas computacionais no ensino e pesquisa. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. esp., p. 01-21, 2004. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol_e_1/art01.pdf>. Acesso em: 31 Agosto 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/969
dc.description.abstract O artigo, tendo como ênfase as visões de Checkland (1981) e Gell-Mann (1996), contextualiza o que se entende por complexidade dentro da Ciência. Mostra como a complexidade pode ser tratada com a utilização de ferramentas computacionais, enfatizando o uso da ferramenta STELLA (Wallis, J., Chichakly, K., Peters S., & Richmond B., 1985, 1987, 1988, 1990-98, 2000, 2001) e em particular a possibilidade de uso dos simuladores no ensino e pesquisa em Educação. Discute a complexidade de comportamentos dinâmicos, obtida a partir de estruturas dinâmicas simples, onde são tratados os casos do caos na equação logística e do atrator de Lorenz. Finalmente, discute a complexidade estrutural do modelo MUNDO3 (Meadows, 1974) e a possibilidade de obtenção de comportamentos dinâmicos simples e complexos tendo como base uma estrutura dinâmica considerada complexa. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title Complexidade e a utilização de ferramentas computacionais no ensino e pesquisa pt_BR
dc.type article pt_BR


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