Abstract:
O objetivo geral deste trabalho é analisar as concepções geográficas
subjacentes ao tratamento da paisagem como construto para estudos da
imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros de Turismo. Como
base teórico-conceitual, retoma geógrafos humanistas e culturais. Na
condição de revisão de literatura, recorre aos 14 artigos, publicados no site
Publicações de Turismo (2008-2019), que atendem ao recorte temático
proposto, a partir de interpretação qualitativa. A partir de categorização de
Meinig (1979), este trabalho aponta que a concepção de paisagem
operacionalizada pelos estudiosos da imagem de destinos corresponde
largamente àquela da natureza. Persistem ideias e matrizes do Romantismo e
as formulações originárias da paisagem. Em menor medida, aparece a
paisagem como problema (desafio), como estética, e como artefato.
Algumas concepções relevantes, tais como paisagem-lugar e paisagem-habitat, são negligenciadas.
The core goal of this paper is to analyze geographical conceptions
underlying the treatment of the landscape as a construct for the tourist
destination's image in Tourism Brazilian journals. As conceptual and
theoretical foundations, some humanistic and cultural geographers are
resumed. As a review of literature, it is drawnuponto 14 articles, published at
Publicações de Turismo website (2008-2019), which meet the proposed theme
delimitation, from a qualitative interpretation. From Meinig's categorization
(1979), this paper points out that landscape conceptions operationalized by
researchers of destination image largely correspond to that of nature. Certain
ideas and frameworks from Romanticism , as well as originary formulations on
landscape,both persist. On a smaller scale, it is shown the landscape as a
problem (or a challenge), as a esthetics, and as anartifact. Some important
conceptions, such as landscape-place and landscape-habitat, are
neglected.
El objetivo principal de este trabajo es analizar las concepciones geográficas
que subyacen al tratamiento del paisaje como un constructo para la imagen
del destino turístico en revistas de Turismo de Brasil. Como fundamentos
conceptuales y teóricos, se reanudan alguns geógrafos humanistas y
culturales. Como revisión de literatura, se recurre a 14 artículos, publicadosen
el sítio web Publicações de Turismo (2008-2019), y que cumplen con la
delimitación del tema propuesto, a partir de una interpretación qualitativa.
Desde la categorización de Meinig (1979), este artículo senã la que las
concepciones de paisaje operacionalizadas por los investigadores de la
imagen del destino corresponden en gran medida a la de la natureza.
Algunas ideas y marcos del Romanticismo persisten, así como ideas
originarias sobre el paisaje. En menor escala, se muestra el paisaje como un
problema (o desafío), como estética o como artefacto. Descuidanse
algunas concepciones importantes, como paisaje-lugar y paisaje-habitat.