Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física

Mackedanz, Luiz Fernando; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Silva, Grasiele Ruiz; Santana, Rúbia da Costa

Abstract:

 
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem.
 
We present a study on a proposed approach to teaching in Physics, through the structuring issues that are in the Supplemental Educational Guidelines for National Curriculum Parameters (PCN+) of Natural Sciences, Mathematics and its technologies. These issues work a contextualized teaching, aiming the development of skills and abilities, and using as the basis of the process the student's own experience. In this study we discussed the proposal made in the state of Rio Grande do Sul, named Lições do Rio Grande, material produced in 2009 by the State Department of Education and implemented in public schools at the beginning of school year 2010, based on assumptions made in the PCN+. In order to verify these approaches, we present views collected from the teachers of public schools in Rio Grande/RS on these strategies for teaching and learning. The main guiding ideas for the analysis of these materials were questions about understanding, use, and suggestions regarding this approach. In order to focus on Thermodynamics contents, some thematic units were developed and applied by undergraduate students in physics, at Universidade Federal do Rio Grande-FURG, whom was acting by the time in the Institutional Program for Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) in public schools, aiming to verify the application of this method of teaching and learning.
 

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