Abstract:
A presente proposta tem como objetivo propor um aplicativo de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) com o recurso de reconhecimento de contextos de imagens capturadas para dispositivos móveis visando auxiliar indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a superarem as barreiras de comunicações por eles enfrentadas. A proposta foi baseada na análise da experiência de uso do usuário, buscando sugerir melhorias e corrigir dificuldades encontradas em alguns aplicativos existentes sobre CAA, área da Tecnologia Assistiva (TA) que visa ampliar as habilidades de comunicação. A metodologia foi guiada por dois instrumentos de avaliações, um Checklist adaptado e um protótipo, ambos desenvolvidos e aplicados, respectivamente, com especialistas em Tecnologia da Informação (TI) e indivíduos com TEA. A pesquisa adotou o Design Centrado em Usuário (DCU) para que o aplicativo proposto ficasse o mais próximo das reais necessidades encontradas pelo público TEA. Contando com a parceria de uma escola especializada em TEA, que colaborou como especialista para o entendimento do comportamento de tais indivíduos, etapas de desenvolvimento, aplicação e avaliação da proposta foram realizadas com o apoio da equipe diretiva da escola (Diretora, Vice-diretora, uma pedagoga e uma psicóloga). Por fim, são realizadas as considerações finais sobre o recurso de reconhecimento de imagens, as contribuições e observações das aplicações do protótipo junto ao público com TEA, a contribuição científica da pesquisa, os possíveis trabalhos futuros a serem realizados e o anseio da continuidade da pesquisa visando contribuir na superação de dificuldades intrínsecas ao universo do TEA.
The present proposal aims to propose an Alternative Augmentative Communication (AAC) application with the recognition of contexts of images captured for mobile devices aimed at helping individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) to overcome the communication barriers they face. The proposal was based on the user experience analysis, seeking to suggest improvements and to correct difficulties encountered in some existing AAC applications, Area of Assistive Technology (AT) that aims to increase communication skills. The methodology was guided by two evaluation tools, an adapted Checklist and a prototype, both developed and applied, respectively, with specialists in Information Technology (IT) and individuals with ASD. The research adopted the User-Centered Design (UCD) so that the proposed application would be as close to the actual needs encountered by the ASD audience. With the participation of a school specializing in ASD, which collaborated as a specialist to understand the behavior of such individuals, the development, application and evaluation stages of the proposal were carried out with the support of the school's management team (Director, Vice director, a pedagogue and a psychologist). Finally, the final considerations about the image recognition feature, the contributions and observations of the prototype applications to the public with ASD, the scientific contribution of the research, the possible future work to be carried out and the desire for the continuity of the research are carried out. Aiming to contribute to overcoming difficulties intrinsic to the universe of ASD.