Natyashastra : um jogo dramático de autorregulação de processos de trocas sociais baseado na teoria do drama

Wotter, Renata Gomes

Abstract:

 
Esta dissertação de mestrado está situada no contexto das áreas de Sistemas Multiagentes (SMA) e de Simulação Social baseada em agentes, explorando temas relacionados à Teoria do Drama. A Teoria das Trocas Sociais de Piaget tem sido utilizada como base para a análise de interações em Sistemas Multiagentes. Tais interações são denominadas trocas de serviços, as quais são avaliadas pelos agentes que interagem, gerando assim o conceito de valores de trocas sociais, de natureza qualitativa e subjetiva. Um problema fundamental neste contexto é o da regulação de trocas sociais, no sentido de permitir, por exemplo, a emergência de trocas balanceadas, levando ao equilíbrio social e/ou comportamento de justiça. Na literatura foi proposto um modelo híbrido evolucionário de autorregulação de processos de trocas sociais entre agentes em um sistema multiagente, baseado na teoria dos Jogos. Entretanto, este modelo trata apenas da racionalidade. A fim de desafiar o conceito teórico de jogo de racionalidade, surgiu a Teoria do Drama, uma extensão da Teoria dos Jogos, onde emoções e sentimentos são considerados. Considerando que as sociedades do mundo real são formadas por pessoas que interagem o tempo todo, e que frequentemente as emoções estão envolvidas, propõe-se neste trabalho, o Natyasastra, um jogo dramático de autorregulação de processos de trocas sociais, baseado nos conceitos da Teoria do Drama e do Jogo de Autorregulação de Trocas Sociais (JAPTS). Neste jogo, os agentes possuem diferentes estratégias, as quais são conhecidas por todos. São consideradas as cinco fases da resolução dramática, podendo ou não gerar emoções, dependendo da estratégia escolhida. Para cada troca é calculado o grau de adaptação do agente através da função fitness, que define as diferentes estratégias de troca dos agentes para o próximo ciclo de troca. Com o objetivo de auxiliar na evolução das estratégias dos agentes autorreguladores dos processos de trocas sociais, introduziu-se um modelo de reputação ao jogo. As simulações realizadas mostraram que há uma melhora do fitness com o tempo, resultado da autorregulação. Os agentes evoluíram, inclusive para outras estratégias não classificadas, contribuindo para a evolução da sociedade. Este jogo foi implementado no NetLogo.
 
his dissertation is situated in the context of the areas of Multi-Agent Systems (MAS) and Social Simulation-based agents, exploring issues related to Drama Theory. The Piagets Social Exchanges Theory have been used as the basis for the analysis of interactions in multi-agent systems. Such interactions are called service exchanges, which are evaluated by the agents interacting, thus creating the concept of social exchange values, qualitative and subjective nature. A fundamental problem in this context is the regulation of social exchanges, in order to allow, for example, emergency unbalanced exchanges, leading to social stability and/or fairness behaviour. In the literature it proposed an evolutionary hybrid model of self-regulation of social exchange processes between agents in a multi-agent system, based on the game theory. However, this model considers only rationality. In order to challenge the theoretical concept of rationality game the Drama Theory emerged, an extension of Game Theory, where emotions and feelings are considered. Whereas companies from the real world are formed by people who interact all the time, and often emotions are involved, it is proposed in this work, Natyasastra, a dramatic game of self-regulation of social exchange processes, based on the concepts of the Drama Theory and Game of Self-regulation of Social Exchange Process (GSREP). In this game, players have different strategies, which are known by all. The five phases of the dramatic resolution are considered, may or not generate emotions, depending on the chosen strategy. For each exchange is calculated the degree of adaptation agent through the function fitness, which defines the different agents exchange strategies for the next exchange cycle. In order to assist in the development of strategies of self-regulating agents of social exchange processes, introduced a reputation model to the game. The simulations showed that there is an improvement of fitness along time, the result of self-regulation. The agents have evolved, including other strategies not classified, contributing to the evolution of society. This game was implemented in NetLogo.
 

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  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação