Raciocínio clínico do enfermeiro: repercussões na qualidade cuidado e na segurança do paciente

Araujo, Marcos Antonio Nunes de

Abstract:

 
O raciocínio clínico e a destreza mental do enfermeiro em benefício do ser humano devem estar presentes em todas as etapas da Sistematização da Assistência em Enfermagem como um pensar lógico que norteia a conduta profissional. Assim, este trabalho teve como objetivo desvelar a incorporação e o uso do conhecimento clínico e do raciocínio clínico pelo enfermeiro na realização do trabalho, identificando suas repercussões na qualidade do cuidado de Enfermagem e segurança do paciente, com vistas a promover uma cultura de segurança. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva e de corte transversal que possibilitou conhecer e controlar variáveis, mediante representação numérica, com medição objetiva e quantificação de resultados. A coleta realizou-se de janeiro a fevereiro de 2016 e considerou o conjunto de enfermeiros da rede hospitalar do município de Dourados/MS. Fez-se uso de questionário sociodemográfico e do Diagnostic Thinking Inventory(DTI) em sua versão brasileira. A análise dos resultados com médias e Desvios Padrão em relação às dimensões do DTI deu-se mediante aplicação de testes estatísticos justapostos para as variáveis categóricas: Análise de Variância (ANOVA) e o teste de diferenças de médias (t –Student). Com relação às variáveis sociodemográficas contínuas, aplicou-se o teste de correlação linear de Pearson, oteste de homogeneidade de variâncias de Bartlett e o teste de Tukey, permitindo a comparação de médiacomo complemento para o estudo da análise de variância. A amostra considerou 310 profissionais de Enfermagem atuantes no município, dos quais 163 aptos para este estudo, que seguiu todas as normas éticas necessárias. Os resultados estabelecem o seguinte perfil sociodemográfico: os profissionais enfermeiros são em sua maioria mulheres (79,8% do total) com média de idade de 32,7 anos, predominantemente casadas (52,8%), cumprindo carga horária de trabalho que extrapola 40 horas semanais (52,1%), sendo que 20,2% afirmou possuir outro emprego remunerado, enquanto a grande maioria (79,8%) relatou a existência de apenas um vínculo empregatício. A maior dificuldade apontada para o desenvolvimento e emprego do raciocínio clínico foi o “pouco tempo para estudar”, citado por 45,39% da amostra. Conclui-se que o enfermeiro com habilidades de raciocínio clínico competente pode exercer impacto positivo na evolução da saúde e recuperação do paciente, sendorelevantes abordagens de aprendizagem que aumentem a capacidade do profissional e do aluno de Enfermagem em raciocinar clinicamente, visando à sua preparação para uma prática profissional cientificamente orientada e pautada no planejamento, na justificativa científica e na reflexão. O uso do DTI trouxe contribuições para o processo de identificação da prática clínica que busca apromoção de uma cultura de segurança para um cuidado de maior qualidade e com menores riscos ao paciente. Espera-se que a delimitação do perfil sociodemográfico contribua para o aprimoramento das condições de trabalho e processos de formação permanente dos profissionais. Sugere-se que as evidências sejam mais bem sistematizadas futuramente, considerando a maturidade pessoal e a experiência profissional como forças motrizes para o aprendizado e a permanente formação dos enfermeiros, minimizando a prevalência de preconceitos que desacreditam ações, experiências e saberes tanto dos jovens profissionais quanto dos enfermeiros com maior vivência empírica.
 
It is believed that medical reasoning and mental dexterousness, from the nurse practicioner in benefit of the human being, should be present on every step of the systematization of the nursing assistance, as a logical thinking that guides the professional conduct. Therefore, this work has as an objective unveil the incorporation and use of knowledge and clinical thinking from the nurse at the work accomplishment, identifying your repercussions in the quality of nursing assistance and the patient‟s security, searching for a security culture. It is based on quantitative, descriptive, cross-section type of research, that made possible knowing and controlling variables through numerical representation, with an objective measuring and results quantification. The harvest was made between January and February 2016, considering the group of nurses from the hospital network of Dourados city/MS. A socialdemographic questionnaire, along with the DTI (Diagnostic Thinking Inventory) were used on a brazilian portuguese version. The analisys of the results, with averages and standard deviations compared to the DTI dimensions, was realized through statistical tests overlapped for the categories: Variance analisys (ANOVA), and the “average differences” test (t-student). Related to the continuous social demographic variables, Pearson‟s linear correlation test, Barlett‟s homogeneity of variances test and Tukey‟s test were applied, allowing the average comparison as an addition to the study of variances. The sample considered 310 nursing students actually active in the county, but only 163 of them were necessary for this particular study, which follows all the necessary ethics. The results establish the following social demographic profile: nursing professionals are in majority women (79,8%) with an average age of 32,7 years, mostly married (52,8%), with more than 40 hours of work in a week (52,1%), considering that 20,2% said that they have another job that has been paid. On the other hand, the overwhelming majority (79,8%) said to be working on one job only. The biggest difficulty to the development and employment of the medical reasoning was the “notime to study” argument, quoted by 45,39% of the whole sample. The conclusion is, a nurse with a competent medical reasoning can have a positive impact on health evolution and on patient‟s recovery, being relevant approaches to learning that enhances both the professional and the student‟s ability, for them to think clinically, and also to a preparation to a professional practice that is based on planning, scientifical justification, and reflection. The use of the DTI brought contributions for the process of clinical practice, searching for a culture of more security for the patient, with less risks, and at the same time waiting for the social demographic profile delimitation to contribute to the enhancement of the working conditions and permanent upgrades (courses/maintenance) to the professionals. It is suggested that the evidences be more systematized, considering personal maturity and professional experience as driving forces to nurses „ learning and permanent formation , minimizing the prevalence of prejudices that discredit actions, experiences, and knowledge, from both the young professionals or nurses with more empirical experience.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF – Doutorado em Enfermagem (Teses)